Pneumonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pneumonia


A pneumonia é definida como inflamação aguda das estruturas do parênquima pulmonar causada por diversos agentes etiológicos.
É responsável por 90% das mortes por afecções respiratórias e por 10% de todas as mortes.
Podem ocorrer em todas as idades, porém a prevalência é acentuada nos primeiros anos de vida; quando diagnosticada precocemente, em geral, representam boa resposta aotratamento.

Etiologia:

Entre os diversos microorganismos causadores de infecções pulmonares existe:

• Recém nascidos: Streptococus do grupo B, Listeria monocytogenis e gram- negativos;


• Lactentes e crianças em fase pré- escolar em países desenvolvidos, 90% das infecções são causadas por vírus,sendo a principal e mais freqüente. Grande incidência também para streptococuspneumoniae pelo uso de vacinação.



• Crianças maiores de 5 anos e adolescentes: Streptococcus peneumoniae,Mycoplasma pneumoniar e Clamydia pneumoniae.


Manifestações clinicas:

Os sinais e sintomas da pneumonia não são específicos e variam de acordo com o microorganismo, a extensão da infecção no parênquima pulmonar e idade do paciente.
Os recém- nascidos podem não apresentar tosse einiciam o quadro geralmente com taquipnéia. Os sinais ai então vão aparecendo como:

Tiragens;
Gemencia expiratória;
Batimento de asas do nariz;
Balanceio de cabeça;
Cianose;
Hipotermia ou hipertermia.

Clinicamente pode apresentar tosse seca ou produtiva, dispnéia, broncoespasmo e febre, as crianças maiores e os adolescentes podem apresentar sinais e sintomas extrapulmonares.Pneumonias lobares, principalmente em lobos superiores, podem causar irritações meningea, como rigidez na nuca, outro sintoma comum é a dor abdominal, que são evidentes nas pneumonias lobares inferiores, principalmente associada com o derrame pleural.


Fisiopatologia
O organismo invasor causa inflamação nos bronquíolos e alvéolos. O exsudato se dissemina para os alvéolos vizinhos,proporcionando um meio para a rápida disseminação das bactérias. Os alvéolos ficam cheios de eritrócitos, leucócitos, macrófagos e fibrina e há congestão em todo o lobo ou em parte dele. A resolução ocorre quando os leucócitos engolfam as bactérias e os macrófagos por fagocitose. A inflamação pode se espalhar pela pleura e causar uma pleurite fibrinosa.
Fases da Pneumonia
1. Congestão: acúmulo de fluídointra-alveolar e neutrófilos + congestão vascular generalizada (pulmão úmido, pesado e edemaciado). Tosse seca, tornando-se produtiva, mucóide. Complacência alterada, volume de ar diminuído ou abolido com ruídos de crepitantes. (técnicas reexpansivas).
2. Hepatização Vermelha: parênquima condensado avermelhado, firme e desprovido de ar. Exsudato confluente e maciça de eritrócitos,neutrófilos e fibrina nos espaços alveolares. A secreção assume aspecto sanguinolento, nos dias subseqüentes pode assumir aspecto de tijolo, tossir ou exsudar torna-se penoso para o doente. Aumenta o espaço morto alveolar onde prejudica a ventilação os ruídos são sibilos e roncos. (técnicas de reexpansão).
3. Hepatização cinzenta: desintegração progressiva da hemácia e persistência de exudato(pus) fibrinosupurativo, ausculta de bolhosos.(parênquima ressecado cinza-acastanhado – técnicas desobstrutivas).
4. Resolução ou hepatização amarela: estágio final onde ocorre lise da fibrina e desaparecimento progressivo do exudato inflamatório, com presença de bolhosos (escarro purulento, onde a expectoração torna-se abundante e eliminação fácil).


Divisão:

A pneumonia pode serdividida em dois tipos: aguda ou crônica, a pneumonia aguda se manifesta com alguma doença com um inicio súbito algumas horas ou alguns dias.






TIPOS DE PNEUMONIA:

Pneumonia segmentar:

A reação inicial é a ocorrência de líquido edematoso nos alvéolos, com rápida propagação para o tecido pulmonar adjacente, através da via aérea terminal e dos poros de Kohn. Logo em seguida,...
tracking img