Pneumoconioses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O Brasil é um país de industrialização recente. As doenças decorrentes da exposição ocupacional com longo período de latência estão se tornando rotineiras na prática clínica. Dentre as principais doenças profissionais, as relacionadas ao aparelho respiratório apresentam-se como de grande relevância tanto pela sua gravidade, como pela dificuldade de controle e prevenção. A doençapulmonar relacionada ao trabalho constitui-se num dos principais problemas de saúde ocupacional em nosso meio, e entre elas as pneumoconioses são das mais prevalentes.
As pneumoconioses são um grupo de doenças relativamente às quais um extenso conhecimento acumulado nos últimos 50 anos permite propor normatizações compatíveis com o avanço científico atual associado aos recursos tecnológicos existentesno País. Entretanto, há de se salientar que qualquer "norma técnica" deve ser atualizada, à medida que novos conhecimentos estejam disponíveis, propiciando a adequação da atenção à saúde coletiva com base em critérios científicos.
O presente trabalho sobre pneumoconioses, elaborado após extensa discussão, nos mais variados segmentos desta área de conhecimento, visa, em essência, subsidiar osprofissionais e demais envolvidos com o tema com procedimentos técnicos de padrões aceitos internacionalmente. Também entendemos que o objetivo primordial da proposta é o de incentivar medidas urgentes e efetivas de prevenção da ocorrência dessas doenças.
DOENÇAS PULMONARES OCUPACIONAIS

➢ Definições
Doença ocupacional é designação de várias doenças que causam alterações na saúde dotrabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Elas se dividem em doenças profissionais ou tecnopatias, que são sempre causadas pela atividade laboral, e doenças do trabalho ou mesopatias, que podem ou não ser causadas pelo trabalho.
Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos,biológicos ou radioativos, sem proteção compatível com o risco envolvido. Essa proteção pode ser na forma de equipamento de proteção coletiva (EPC) ou equipamento de proteção individual (EPI). Existem também medidas administrativas/organizacionais capazes de reduzir os riscos.
As doenças pulmonares de origem ocupacional devem-se à inalação de partículas nocivas, microrganismos, nuvens, vapores ougases no local de trabalho. Sendo assim, podemos considerar como doenças pulmonares ocupacionais, todas as patologias adquiridas em função do trabalho, incluindo doenças infecciosas e parasitárias (comuns em ambientes hospitalares), tais como a tuberculose, carbúnculo e brucelose, bem como as neoplasias pulmonares. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006)
As pneumopatias relacionadas etiologicamente à inalaçãode poeiras em ambientes de trabalho são genericamente designadadas como pneumoconioses (do grego, conion = poeira). Excluem-se dessa denominação as alterações neoplásicas e as reações obstrutivas como asma, bronquite e enfisema. Apesar de esse conceito englobar a maior parte das alterações envolvendo o parênquima pulmonar, foi ressaltado o fato de que o termo pneumoconiose pode não ser adequadoquando frente a determinadas pneumopatias mediadas por processos de hipersensibilidade que atingem o pulmão, como as alveolites alérgicas por exposição a poeiras orgânicas, a doença pulmonar pelo berílio e a pneumopatia pelo cobalto, por exemplo. Essas considerações têm importância quando se estudam os processos fisiopatogênicos subjacentes a determinadas pneumopatias devidas à inalação de poeiras.No entanto, o termo pneumoconiose continuará a ser utilizado para designar todas as doenças pulmonares parenquimatosas causadas por inalação de poeiras, independente do processo fisiopatogênico envolvido. (CAPITANI E ALGRANTI, 2006)

➢ Pneumoconiose
As pneumoconioses são didaticamente divididas em fibrogênicas e não fibrogênicas de acordo com o potencial da poeira em produzir esse tipo...
tracking img