Pneumatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ergonomia do Setor de Autopeças

Ergonomia

Faj
2012

A Ergonomia no Setor de Autopeças
Objetivo
Mostrar uma análise detalhada sobre a ergonomia em uma determina função dentro do setor de autopeças, mostrando os aspectos corretos e apontando melhorias para os aspectos incorretos.
Introdução
A Ergonomia não somente é estudo da postura de um individuo ao se sentar em uma cadeira, mais que issoa ergonomia é uma ciência, que pode corrigir, prever ou alertar algo que não está bem para um trabalhador, função ou projeto.
Ergonomia vem de Ergon = Trabalho e Nomos = Regras, e é o estudo da adaptação do trabalho ao homem, e não do homem ao trabalho, visto que trabalho é qualquer atividade que se gaste energia, a ergonomia está em toda parte desde o simples fato de assistir TV até o trabalhocorrido em uma montadora, por exemplo.
Os objetivos da ergonomia são para que se possa efetuar um trabalho com segurança, eficiência, conforto e qualidade de vida, para isso estuda o homem, com suas características físicas, psicológicas e sociais, estuda a máquina, o ambiente de trabalho, as conseqüências do trabalho e a organização conjugação, como horário de trabalho, turno, formação da equipe.
AErgonomia é dividida em três vetores, a Física que tem como objetivo estudar as características da anatomia humana, antropométrica, fisiologia e biomecânica que possam influenciar no trabalho, a Ergonomia Cognitiva que se ocupa dos processos mentais, como percepção, memória, raciocínio e resposta motora A ergonomia Organizacional se preocupa com a formação da equipe de trabalho, na qualidade,projetos de participação e cultura organizacional.
A Ergonomia é a base para elaboração de um bom projeto prevendo falhas, reclamação de mercado, boa pratica para os usuários, satisfação de operadores e conforte de todos segmentos da sociedade.

O Posto de Trabalho (A Função)
A função analisada é do setor de autopeças, o operador tem objetivo de alimentar os centros de usinagem com peças provindas deum evento anterior.
Devido a ser atividade em diversos postos diferente, onde há a necessidade do trabalho ser em pé.
Biomecânica: As articulações do corpo se mantém neutra, onde os músculos e ligamentos ficam relaxados dando mais conforto ao operador.
A peça possui massa de 0.5 KG, e o operador a mantém junto ao se corpo, evitando que os músculo e ligamentos fiquem esticados. As maquinas onde ooperador abastece com as peças são posicionadas de modo que não haja inclinação do corpo por parte do funcionário. A mesma disposição das máquinas dispensa torção do corpo e giro da cabeça, sendo necessário apenas se movimentar em linha reta e deixar a peça em uma máquina, enquanto aguarda a usinagem, o operador pega nova peça e recomeça o processo em nova máquina.
Fisiologia: Como não háesforços musculares no abastecimento das máquinas, a demanda enérgica do coração e dos pulmões não é estimulada, mantendo em ritmo calmo e constante. Os movimentos são repetidos durante as 8 horas de trabalho, causando um desgaste físico ao longo da semana, mas o trabalho não excede os 250 W.
Antropometria: A máquinas e bancadas de trabalhos de função, em especifico possuem altura ajustada para osdiferentes tipos de altura de operadores, visto que a pessoal responsável por efetuar a tarefa permanece no cargo uma semana, e na outra semana realiza outra atividade, dando espaço para outro operador exercer a função.
Para analisar melhor os conceitos de Biomecânica, Fisiologia e Antropometria, usamos como auxilio o Check List de Ergonomia encontrado no 2º Capitulo do Livro Ergonomia Prática,descartando alguns tópicos desnecessários para esse estudo de caso.
Check List
1. As articulações estão na posição neutra?
Sim
2. O Trabalho é mantido bem perto do corpo?
Sim
3. A postura inclinada para rente é evitada?
Sim
4. A postura com o corpo torcida é evitada?
Sim
5. Movimentos bruscos e aplicações de forças repentinas são evitados?
Não
6. O trabalho permite variações de...
tracking img