Pneumatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UniABC
Universidade do Grande ABC





TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

TURMA: 4º SEMESTRE






1.1 Trabalho Pneumatica



















COMPRESSOR

O compressor é um equipamento industrial concebido para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio, etc...).Normalmente, conforme a equação de Clapeyron, a compressão de um gás também provoca o aumento de sua temperatura.
Os compressores podem ser classificados em 2 tipos principais, conforme seu princípio de operação:
Compressores de deslocamento positivo (ou Estáticos): Estes são subdivididos ainda em Alternativos ou Rotativos.
Os compressores atualmente são utilizados emdiversas aplicações. A mais simples é a compressão de ar, seja para acionamento e controle de válvulas, alimentação de motores ou turbinas a gás, até aplicações mais complexas, como o transporte de gás natural, injeção de CO2 em reservatórios subterrâneos, ou compressão de hidrocarbonetos em ciclos de refrigeração.
Quando são aplicados na alimentação forçada de motores, os compressores outurbo compressores são chamados de sistemas de indução forçada. Eles comprimem o ar que flui para o motor. A principal diferença entre um turbo compressor e um compressor é a fonte de energia.


TRATAMENTO DO AR COMPRIMIDO

O ar comprimido passa desde a sua geração e tratamento até ser distribuído nas máquinas. Em geral, o ar comprimido é produzido de forma centralizada e distribuídona fábrica. Para atender às exigências de qualidade, o ar após ser comprimido sofre um tratamento que envolve:


? Filtração
? Resfriamento
? Secagem
? Separação de impurezas sólida e líquidas inclusive vapor d'água




DISTRIBUIÇÃO DE AR COMPRIMIDO

As tubulações pneumáticas exigem manutenção regular, razão pela qual não devem,dentro do possível, serem mantidas dentro deparedes ou cavidades estreitas, pois isto dificulta a detecção de fugas de ar. Pequenos vazamentos são causas de consideráveis perdas de pressão. Existem três tipos de redes de distribuição de pressão principais:
• Rede em circuito aberto, • Rede em circuito fechado, • Rede combinada.

Essas linha principais são feitas de tubos de Cobre, latão, aço liga, etc… conectadas às linhas principaisestão as linhas secundárias, em geral, mangueiras de borracha ou material sintético.
A rede em circuito aberto é a mais simples e deve ser montada com um declive de 1% a 2% na direção do fluxo para garantir a liminação da água que condensa no interior da linha. Isso ocorre porque o ar fica parado no interior da linha quando não há consumo.
Já a rede em circuito fechado permite que o arflua nas duas direções e que fique circulando na linha reduzindo o problema de condensação .
As redes combinadas, também são instalações em circuito fechado. No entanto, mediante as válvulas de fechamento existe a possibilidade de bloquear determinadas linhas de ar comprimido quando a mesmas não forem usadas ou quando for necessário colocá-las fora de serviço por razões de manutenção.VÁLVULAS DIRECIONAIS

São válvulas que interferem na trajetória do fluxo do ar, desviando-o para onde for mais conveniente em um determinado momento por ação de um acionamento,externo. Têm por função orientar a direção que o fluxo de ar deve seguir, a fimde realizar um trabalho proposto. Para um conhecimento perfeito de uma válvula direcional, deve-se levar em conta os seguintes dados:
- Posição Inicial
- Número de Posições
- Número de Vias
- Tipo de Acionamento (Comando)
- Tipo de Retorno
- Vazão
Para a representação das válvulas direcionais nos circuitos pneumáticos utilizamos simbologia...
tracking img