Pnas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Com base na leitura proposta identifique os eixos estruturantes definidos pelo SUAS.
Os eixos estruturantes do SUAS são:
Precedência da gestão pública da política; Alcance de direitossocioassistenciais pelos usuários; Matricialidade sociofamiliar;
Territorialização
Descentralização político-administrativa;
Financiamento partilhado entre os entes federados;
Fortalecimento darelação democrática entre estado e sociedade civil;
Valorização da presença do controle social;
Participação popular/cidadão usuário;
Qualificação de recursos humanos;
Informação, monitoramento,avaliação e sistematização de resultados.

2- Faça uma análise do eixo estruturante “Matricialidade sociofamiliar” apontando os aspectos históricos que favoreceram o reconhecimento da centralidade dafamília na PNAS.
O reconhecimento da centralidade do trabalho com famílias nas políticas públicas e também nos programas e projetos da iniciativa privada, por meio das organizações do terceirosetor4. No campo específico da política de assistência social, desde a promulgação da LOAS, está em andamento um processo de implementação da assistência social como direito, rompendo com o legado doassistencialismo. Neste contexto, é preciso lançar luz sobre o modo como a família vem desempenhando esse novo papel que lhe está sendo atribuído. Primeiramente precisamos entender que a instituiçãofamiliar, segundo Potyara (2004. p. 29), [...] sempre fez parte integral dos arranjos de proteção social brasileiros (...) pela participação (principalmente feminina) dos membros da unidade familiar nastarefas de apoio aos dependentes e na reprodução de atividades domésticas não remuneradas.No entanto, o dimensionamento de novas atribuições às famílias, hoje depositários de grandes responsabilidadespolíticas, impõe a necessidade de estudos que tenham por objeto análises de gênero e de vulnerabilidade social territorialmente localizada.

3- Sucessivas deliberações das Conferencias Nacionais de...
tracking img