Pluralidade e direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLURALIDADE CULTURAL E DIREITOS HUMANOS

Os seres humanos são muito diferentes. Variam na cor da pele, na altura, na forma dos olhos, no cabelo, no sexo e em muitas outras características físicas.Diferimos-nos também em nossas crenças religiosas, nossos valores, nossos modos de estabelecer os laços familiares, no modo como assumimos os papéis de homem e mulher e em tantos outros aspectos daorganização da vida em sociedade. Enfim, discutir o tema "pluralidade cultural" significa colocar em destaque uma questão bastante intrigante: por que nós, humanos, embora sejamos uma única espéciebiológica, desenvolvemos modos de vida tão diferentes e conflitantes? Ao explorarmos algumas possibilidades de explicação, podemos pensar também nas formas de convívio com as diferenças humanas para odesenvolvimento de nosso modo de viver.

Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental a desempenhar, pois é um espaço onde se dá a convivência entre estudantes de diferentes origens, costumes, credoreligiosos diferentes daqueles que são compartilhados com suas famílias. Em segundo, porque é um dos lugares onde são ensinadas as regras do espaço público para o convívio democrático coma diferença.

Na escola também muitas vezes, há manifestações de racismo,discriminação social e étnica, por parte dos professores ,e da equipe escolar, ainda que de maneira involuntária ou inconsciente. Essasatitudes representam violação dos direitos dos alunos, professores e funcionário, trazendo obstáculos para o processo educacional pelo sofrimento e constrangimento a que essas pessoas se veemexpostas.




Ações



Sabemos que a sala de aula está repleta de muitas variedades de culturas, etnias e grupos. Precisamos estar atentos a essas questões de natureza discriminatória. É precisoperceber seus desafios contextuais e a forma como tais desafios podendo ser trabalhados nas escolas, no sentido de que os alunos possam aprender a respeitar as diferenças.Precisamos estar atentos,...
tracking img