Plintossolos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plintossolos
(Do grego plinthos, ladrilho; conotativo de materiais argilosos, coloridos, que endurecem quando expostos.)

Caracterizam-se principalmente pela presença de expressiva plintitizaçãocom ou sem petroplintita (concreções de ferro ou cangas).
Os Plintossolos Argilúvicos e Háplicos que apresentam drenagem restrita, têm como característica diagnóstica a presença do horizonte plínticoque é identificado principalmente por cores mosqueadas ou variegadas, compostas de tons desde vermelhos a acinzentados. Têm ocorrência constatada nas Regiões Norte, Nordeste (Piauí e Maranhão) eCentro-Oeste, mais especifi camente, Ilha de Marajó, Baixada Maranhense, Sul do Piauí, Médio Amazonas, Vale do Paranã (Goiás/Tocantins), Pantanal Mato-grossense e Planícies do Araguaia e Guaporé. Têmmanejo agrícola bastante delicado, que necessita de bom controle de sua dinâmica hídrica interna, já que pode ter como conseqüência o endurecimento da plintita. Entretanto, na Região Centro-Oeste, imensosprojetos de cultivo de grãos (principalmente arroz) estão instalados sobre os mesmos, com uso de irrigação/drenagem.
Os Plintossolos Pétricos (Solos Concrecionários ou Concrecionários Lateríticos),geralmente de melhor drenagem, caracterizam-se pela presença no perfi l dos horizontes diagnósticos concrecionário e/ou litoplíntico. Têm ocorrência mais restrita aos planaltos das RegiõesCentro-Oeste e Norte (Tocantins-Goiás-Mato Grosso) e alguns platôs da Amazônia. São usados apenas para pastoreio extensivo quando sob vegetação campestre ou de Campo Cerrado, ou com pasto plantado com espéciesforrageiras rústicas.


Horizonte plíntico

Este horizonte se forma em terrenos com lençol freático alto ou que pelo menos apresentem restrição temporária à percolação da água. Regiões de climaquente e úmido, com relevo plano a suave ondulado de áreas baixas, depressões, baixadas, terços inferiores de encostas, áreas de surgência, favorecem o desenvolvimento de horizonte plíntico, por...
tracking img