Plateomintos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Platelmintos



Sistema digestivo

Possui apenas uma abertura em todo o sistema, portanto é incompleto. Constitui-se por boca, faringe e intestino ramificado que termina em fundo cego. Oscestóides(animais endoparasitas, exemplo: a tênia) não possuem sistema digestivo. A digestão é extra e intracelular.


Sistema nervoso

São os primeiros animais com um sistema nervoso central que éformado por um anel nervoso, ligados a cordões longitudinais ou por um par de gânglios cerebróides dos quais partem filetes nervosos laterais que percorrem todo o corpo, emitindo ramificações. Issopermite uma melhor coordenação do sistema muscular, bem desenvolvido, o que disciplina os movimentos do animal e lhe dá mais orientação.


Sistema excretor

A excreção é feita através dosprotonefrídeos que possuem células terminais multiciliadas denominadas de células-flama (ou solenócitos).[1] Estruturas típicas dos platelmintes, as células-flama eliminam os excretas para dentro de ductosanastomosados, e por vezes ciliados, que eventualmente abrem-se para o exterior por um ou mais poros.
São amoniotélicos, isto é, excretam amônia e não uréia como os mamíferos.


Sistema reprodutorGeralmente são hermafroditas (podendo ou não fazer a autofecundação) sendo que alguns se reproduzem por partenogênese. Nos tuberlários e trematódeos monogenéticos, o desenvolvimento é direto. Já nosdigenéticos e cestóides é indireto. Os platelmintes de menor porte podem se dividir por fissão(também chamada de bipartição). As planárias sofrem fissão longitudinal, e cada metade se regenera e forma umanova planária. Trata-se de uma forma de reprodução assexuada. Os platelmintes também podem realizar reprodução sexuada. Novamente como exemplo as planárias, elas se unem e trocam semens masculinospodendo assim fecundar.


[pic]


[pic]

Classes:
O filo Platyhelminthes divide-se nas seguintes classes:
• Turbellaria (Turbelários) - Platelmintes de vida livre, com epitélio...
tracking img