Tecnologia hdsl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modem HDSL: Aplicação e comportamento em redes Wan



André Luis Veigas Soares1, David Silva Meira1, Maicon Botega Domingues1.

1Unilasalle Canoas - Centro Universitário La Salle
Av. Victor Barreto, 2288 – Centro – Canoas – RS – Brasil

a.l.veigas@hotmail.com, david.sm@terra.com.br, maikonbdomingues@gmail.com





Abstract: The technology of HDSL modems, as well as everyfamily XHDSL is a communication technique designed to take advantage of the existing outside plant telephone companies, where the infrastructure and the copper wires in twisted pairs can be used for data transmission high rates, without interfering with voice and data to each other. This article aims to present the HDSL technology and its peculiarities, such as symmetrical features, using the samespeed in transmitting and receiving data.






Resumo: A tecnologia de modens HDSL, assim como toda família XHDSL, é uma técnica de comunicação projetada para aproveitar a planta externa existente das companhias telefônicas, onde a infra-estrutura e os fios de cobre nos pares trançados podem ser utilizados para a transmissão de dados em altas taxas, sem que voz e dados se interfirammutuamente. Este artigo tem como objetivo apresentar a tecnologia HDSL e suas particularidades, como características simétricas, isto é, utilizam a mesma velocidade na transmissão e na recepção de dados.














1. Descrição da tecnologia HDSL


HDSL High bit-rate Digital Subscriber Line, uma das primeiras formas de DSL, é utilizado para a transmissão digital embanda larga dentro de um site corporativo e entre a companhia telefônica e um cliente. A principal característica da HDSL é que oferece uma largura igual em ambos os sentidos.Com esta técnica, é possível atingir um débito de 2Mbps nos 2 sentidos em três pares entrançados e 1,5 Mbps nos 2 sentidos em dois pares entrançados. É possível que o débito, se for de 2 Mbps, possa cair a 384 kbps segundos, porexemplo, em função da qualidade da linha e a distância da linha no último quilómetro (entre 3 e 7 Km de acordo com o diâmetro do fio, respectivamente entre 0.4mm e 0.8mm). Pode se enviar 30 canais devoz (linhas telefônicas) em apenas 2 pares de rede, em vez dos 30 pares necessários no sistema analógico. A rede física é responsável pelos maiores investimentos para implantação do serviço detelefonia.
O HDSL foi desenvolvido como uma tecnologia alternativa sem repetidores para disponibilização de serviços T1. HDSL opera Full-Duplex através de cada par de fios em cabos de 2 pares. Isto é conhecido como Dual-Duplex. Cada par de fios carrega 784 Kbps - metade de 1544 Kbps da largura de banda do T1 - mais um pequeno montante de overhead. Pelo fato de seus dados serem enviados com a metadeda velocidade do T1 normal, consegue duas vezes a distância. E, em virtude de o HDSL usar dois pares de fio, ainda se consegue a taxa de transferência do T1.





























































Figura 1. Tabela de evolução das tecnologias de acesso










2. Onde foi desenvolvida?HDSL (High bit rate DSL) é a primeira técnica procedente de DSL e apareceu no início dos anos 1990. A CTBC Telecom foi a primeira Operadora no Brasil a utilizar o serviço comercialmente. Esta tecnologia é muito boa para conectar PABX's à central pública, ou para a interligação de redes locais e acesso 2 Mbit/s para Provedores Internet.









3. Qual a basetecnológica?

A linha HDSL é ligada através de dois pares de fio de cobre. Sua taxa de transferência típica é de 2 Mbps, através de uma linha conhecida como E1. Se você não precisar de uma conexão tão rápida, poderá ter uma linha E1 fracionária, que cresce em incrementos de 64 Kbps. Ou seja, você pode ter uma linha desse tipo de apenas 64 Kbps. Esta técnica consiste em dividir o tronco numérico...
tracking img