Plataão

2590 palavras 11 páginas
Introdução
Platão foi um filósofo grego, do período clássico, nasceu em Atenas no ano de 428 a.C. e morreu em 347 a.C., de família aristrocata, tinha como ancestral o rei Crodos.
Platão foi discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, com seus ideais, conseguiu aproximar a filosofia pré-socratica com as idéias de seu mestre, Sócrates.
Desenvolveu a idéia de que estamos em contato com duas realidades; a realidade inteligível e a realidade sensível, a primeira trata do que vemos cientificamente, um mundo de idéias imutáveis, a segunda trata de um universo das percepções, ligado aos sentidos, é o mundo em que se desenvolve nossa existência, sujeito a mudanças e degradações.
Suas obras foram escritas em forma de diálogo, onde alguns personagens discorrem sobre determinado tema, no estilo do seu mestre.

Biografia

Platão é um filósofo grego, nascido em Atena em 427 a.C, ele era filho de Ariston e de Perictone, pertencia à tradicional família de Atenas e estava ligado sobretudo pelo lado materno, figuras eminentes do mundo político, sua mãe era descendente de Sólon, família rica e teve uma educação refinada, é considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou a filosofia ocidental. Tinha um temperamento artístico e dialético.
Platão teve uma educação semelhante à dos jovens aristocratas da sua época, recebendo aulas de retórica, música, matemática e ginástica. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles, Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético, com ombros largos, tinha capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, entre eles a ética, a polítca, a metafísica e a teoria do conhecimento, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.
Aos 20 anos, conheceu Sócrates, que tinha quase 40 anos a mais do que ele, se tornou discípulo de Sócrates e só o deixou

Relacionados

  • A palavra do aedo
    1393 palavras | 6 páginas
  • PSICOLOGIA
    3748 palavras | 15 páginas
  • Sociolo
    2918 palavras | 12 páginas
  • a sociedade
    6961 palavras | 28 páginas