Indice de desenvolvimento humano idh.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Sobre as chuvas ácidas podemos afirmar que:
I) São chuvas com elevado grau de acidez geradas pela combinação da água, presente na atmosfera, com substâncias poluentes originada pela queima de combustíveis fósseis.
II) É um fenômeno atmosférico provocado pelo uso intensivo de pesticidas e fungicidas, nas áreas com elevado índice de desenvolvimento agrícola.
III) São chuvas cujasconseqüências se fazem sentir em diferentes áreas, independente dos locais onde existam as fontes emissoras de poluentes.
IV) É um fenômeno atmosférico que tem como conseqüências a destruição da vegetação, a acidificação dos lagos e represas, a corrosão de monumentos históricos, entre outras..

ESTÃO CORRETOS
? I, II, III e IV
? II, III e IV
CORRETO I, III e IV
? I e II
? III e IV
2) Leiao texto abaixo:
"Depois de cinco anos sem realizar pregões, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro [...] vai voltar a respirar o ar dos negócios. No próximo dia 15, a instituição dará início ao seu mercado de créditos de carbono, tornando-se a primeira do planeta a comercializar este tipo de título [...] A instituição vai listar projetos que já foram validados por órgãos de certificação [...] quesão uma promessa de boa geração de créditos por meio de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs) [...]" (Danile Carvalho. "Rio inicia pregão de carbono". In: Jornal do Brasil. 24 agosto. 2010, p. A20).
Esses créditos vão contribuir para o "resgate de carbono" da atmosfera. Assinale a alternativa que se refere ao tratado internacional que deu origem aos MDLs e aponta os fundamentos quejustificam.
? ECO-92, no Rio de Janeiro, na qual os países se comprometeram a reduzir voluntariamente a emissão de gases causadores do efeito estufa;
? Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, em que foi emitido relatório afirmando que a ação do homem poderia estar causando o efeito estufa;
? Protocolo de Montreal, no qual os países membros se comprometeram com a redução gradualdo uso do gás clorofluorcarbono;
CORRETO Protocolo de Kyoto, no qual foram criadas alternativas e estabelecidas metas globais para que os países pudessem alcançar as metas de redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.
3 Algumas medidas podem ser propostas com relação aos problemas de água:
I. Represamento de rios e córregos próximo às cidades de maior porte.
II. Controle daocupação urbana, especialmente em torno dos mananciais.
III. Proibição do despejo de esgoto industrial e doméstico sem tratamento nos rios e represas.
IV. Transferência de volume de água entre bacias hidrográficas para atender as cidades que já apresentam alto grau de poluição em seus mananciais.
As duas opções que devem ser tratadas como prioridade para a preservação da qualidade dos recursoshídricos são:
? II e IV
correto II e III
? I e IV
? III e IV
? I e II
4) A queima de petróleo acarreta danos ambientais diretos, dentre os quais:
? A desertificação e a destruição da camada de ozônio.
? A chuva ácida e a inversão térmica;
.
CORRETO A chuva ácida e o efeito estufa;
? O efeito estufa e a desertificação
? A erosão dos solos e a chuva ácida;
4) Arespeito do “subdesenvolvimento” é correto afirmar que:
? antes de serem países desenvolvidos, Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha passaram pelo subdesenvolvimento.
? neste final de século, a principal contradição da ordem mundial é o conflito Leste × Oeste, isto é, entre os países ricos e os países pobres.
CORRETO o subdesenvolvimento é uma situação socioeconômica caracterizada pordependência econômica e grandes desigualdades sociais.
? as disparidades socioeconômicas entre os países surgem com as grandes navegações (séculos XV e XVI), daí se formando os países subdesenvolvidos.
5) Anualmente, a ONU divulga, em meados ou no fim de cada ano, a famosa lista do IDH. Sobre o IDH brasileiro, analise as assertivas a seguir: I. No IDH, leva-se em consideração a...
tracking img