Plataforma para moto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

TEMA: PLATAFORMA PARA MOTO 3
1. INTRODUÇÃO 3
2. JUSTIFICATIVA 3
2.1 DELIMITAÇÃO 3
2.2 RELEVÂNCIA 3
2.3 VIABILIDADE 4
3. PROBLEMA 4
4. HIPÓTESES 4
5. OBJETIVOS 4
5.1 OBJETIVO GERAL 4
5.2 OBJETIVO ESPECIFICO 4
6. METODOLOGIA 5
7. RESULTADOS ESPERADOS 5
8. CRONOGRAMA 6
9. DESENVOLVIMENTO 7
9.1 APRESENTAÇÃO 7
9.2 CROQUI DA PLATAFORMA DE MOTO 89.3 ESPECIFICAÇÕES DOS MATERIAIS 9
9.4 DIMENSIONAMENTO 10
10. ORÇAMENTO 16
11. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 16

TEMA: PLATAFORMA PARA MOTO
Esse equipamento será utilizado para auxiliar na manutenção de motos e para contribuir na ergonomia do profissional da área da mecânica.

1. INTRODUÇÃO
O Técnico em Mecânica é um profissional que atua na elaboração de projetos, fabricação,instalação e manutenção de ferramentas, máquinas e equipamentos e na coordenação de equipes de fabricação e de manutenção; planeja e controla processos de produção e de manutenção mecânica; aplica procedimentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança, meio ambiente e saúde bem como técnicas de medição e ensaios. Realiza também diagnóstico e levantamento de custos e especificamateriais.
2. JUSTIFICATIVA
O projeto busca a melhoria na manutenção de motos, dando ao mecânico uma ampla visão do motor, facilitando a troca de peças, limpeza e principalmente contribuindo na postura do profissional evitando lesões que influenciará futuramente em sua saúde.
3.1 DELIMITAÇÃO
Para a construção da Plataforma utilizaremos técnicas de processo de fabricação, recursos deinformática para representações gráficas, equipamentos mecânicos, especificações para as propriedades dos materiais e componentes do projeto, com a ajuda de catálogos, manuais e tabelas, analisando condições econômicas e ambientais. Seguindo procedimentos de normas técnicas.

3.2 RELEVÂNCIA
Preocupados com a ergonomia do profissional será desenvolvido um equipamento que visa ajudar a qualidadede vida de mecânico, melhorando sua postura na execução da manutenção.
3.3 VIABILIDADE
O projeto utiliza materiais com preço acessível, podendo ser adquirido em sucatas, casas de ferragem ou até mesmo doações de empresas, não há nenhum material de sua construção que agrida o meio ambiente e seu manuseio é simples e ergonômico.
3. PROBLEMA
Tendo em vista que os mecânicos necessitam detrabalhar em postura inadequada para realizar a manutenção das motos, será desenvolvida uma Plataforma que irá erguer-la em uma altura, para que o mecânico tenha uma postura adequada e uma melhor visão do motor podendo realizar um trabalho de melhor qualidade.
4. HIPÓTESES
Constatado o sucesso no funcionamento da Plataforma de Motos, para aprimoramento futuro utilizar ao invés de cilindrohidráulico manual por um sistema automatizado, utilizando motor elétrico ou sistema de rosca sem fim.

5. OBJETIVOS
6.4 OBJETIVO GERAL
O Projeto visa melhora do manuseio do mecânico em relação à parte inferior da moto fazendo com que facilite o seu trabalho e para que possa executá-lo com maior qualidade.
1.
2.
3.
4.
5.
6.1
6.2 OBJETIVOESPECIFICO
A Plataforma para Motos terá um macaco hidráulico do tipo jacaré, que suporta uma carga com até 2 toneladas a uma altura de aproximadamente de 800 mm, sua estrutura deverá suportar o peso de uma moto com até 300 kg.

6. METODOLOGIA
Realizando uma pesquisa de campo nas oficinas de moto e conversando com profissionais da área, foi notada uma grande dificuldade em realizar manutenção emmotocicletas em relação a sua posição incomoda e prejudicial á saúde do mecânico, como lesões na coluna e pernas reduzindo seu desempenho profissional.
Para resolver esse problema será desenvolvida uma plataforma de aço que irá melhorar a postura do mecânico na realização da manutenção.
7. RESULTADOS ESPERADOS
Espera que o projeto através da sua apresentação possa obter um resultado...
tracking img