Plataforma multimodal de goias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O talento logístico da cidade de Anápolis já era percebido desde sua fundação, este talento vem se aprimorando com o decorrer dos anos e continua evoluindo até que, atualmente, tornou-se motivo de estudo das técnicas de multimodalidades, pois é um ponto estratégico no centro do estado.
A evolução do mundo fez com que as empresas e as pessoas fossem forçadas a fazerem uma reflexãosobre seu posicionamento no mercado onde atuam, e, visto que, as mudanças são contínuas e muito velozes, gerando nas empresas um impacto muito grande.
O objetivo deste trabalho é abordar um pouco sobre o que é a Plataforma Logística Multimodal de Goiás situada em Anápolis, os motivos que levaram a implantação desta em Anápolis
Esta nova realidade que se instala no município de Anápolis iramudar o direcionamento do desenvolvimento da região, criando uma nova marca no cenário econômico. A logística, no momento atual, destaca-se como um importante diferencial competitivo das empresas, e será destaque, quem souber aproveitar estas oportunidades.

PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODALNo Brasil, as plataformas logísticas estão distribuídas ao longo de seu território, embora esta tecnologialogística ainda seja pouco difundida e com prática recente. Nos países europeus, há bem mais tempo, as plataformas logísticas são muito usadas para melhorar a eficiência e ganhar competitividade econômica. Podem-se definir plataformas logísticas de acordo com TELECONTRANS, apud Duarte et.al., (1999, p. 69). Segundo esta referência, plataformas logísticas são pontos ou áreas de rupturas das cadeias detransporte e logística, nos quais se concentram atividades e funções técnicas e de valor adicional. E segundo Boudouin, apud Dutra, (1996 et.al.), uma plataforma logística.
É o local de reunião de tudo o que diz respeito à eficiência logística. Acolhem zonas logísticas de empreendimentos e infra-estruturas de transporte, importantes por sua dinamização na economia, melhorando a competitividade dasempresas, criando empregos e viabilizando as atividades logísticas, pois há uma crescente necessidade das instalações se organizarem para atender os usuários-clientes (industriais e distribuidores). A armazenagem e outras instalações utilizadas nas atividades de transportes marcam o espaço. Assim, torna-se útil efetuar o agrupamento dos usuários clientes.
Para melhor entender o conceito deplataforma logística multimodal é necessário que se divida e conceitue alguns elementos referente a multimodalidade, a seguir serão apresentados alguns desses conceitos.
Bowersox (2001, p 275), refere-se ao modal relatando os tipos como “os cinco tipos de modais de transportes básicos são: o ferroviário, o rodoviário, o aquaviário, o dutoviário e o aéreo.”
A função do transporte é a de movimentaçãodos produtos até o seu destino, ou seja, a próxima fase do processo de movimentação. As empresas estão investindo muito nesta área logística para tornarem-se cada vez mais competitivas, e, para isso utiliza-se novas tecnologias.

TIPOS DE MODAIS2.1.1 AÉREO
Com relação ao modal aéreo, (Bowersox, 2001, p.289) relatam ser o mais novo tipo de transporte, porém, o menos utilizado. Estas informaçõesestão relacionadas aos seus custos. “O custo fixo do transporte aéreo é baixo, se comparado ao dos transportes: ferroviário, aquaviário e dutoviário.” Na verdade, o transporte aéreo ocupa o segundo lugar no que diz respeito ao baixo custo fixo, perdendo apenas para o transporte rodoviário. Esses dados apresentados no livro de Bowersox podem diferençar-se dos custos brasileiros.AQUAVIÁRIO
O modal aquaviário é um modal fora da realidade do estudo proposto, ou seja, o pólo multimodal de Goiás, com sede em Anápolis, não permite a participação desse tipo de modal. Nesse estudo defini-se este modal segundo Novaes, (2004, p.195) como :
Como sua denominação indica, envolve todos os tipos de transporte efetuado sobre água. Inclui transporte fluvial e lacustre (aquaviário interno) e...
tracking img