Minha vida identificada em deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A Importância do Nome

O nome de uma pessoa sempre tem importância desde que, ele tenha um significado

Muitas pessoas não levam em consideração a origem do seu nome, conformam-se porque foram os pais que o colocaram, ou porque soa bonito ou porque é um nome de uma personalidade importante. Algumas carregam o peso da maldição do nome e terminam por preferir ser chamada por outro nome.O fato é que, o nome identifica uma pessoa e ela será sempre conhecida e se relacionará com outras pessoas na vida social, pelo nome.

O nosso propósito neste estudo da identidade é estabelecer o nosso nome como fruto de uma vida intima com Deus, até mesmo como um significado profético com base no que diz Apocalipse 2:17





No estudo “Verdade Viva”, o irmão José Silva diz o seguintesobre a importância do nome:

“O nome, por uma questão lógica, “deveria” expressar a personalidade da pessoa que o detém, algo como um título, pois o significado do nome (se houver) “poderá” ser o reflexo do seu caráter, em particular”.









Quanto aos “sobrenomes”, estes não eram comumente usados nos tempos antigos, fato facilmente constatado nas Escrituras, que é o objeto do nossofoco. Nomes como “Abraão”, “Jacó” e “Ruth” seguiam o costume daqueles tempos de se fazer acrescentar algo que os distinguissem dos demais, a exemplo de José, um nome muito comum nos dias do Senhor Jesus. Do mesmo modo, Jesus, que popularmente ficou conhecido como “Jesus de Nazaré”.



Paulo antes da sua conversão era conhecido como “Saulo de Tarso”, nota-se a indicação do local onde foracriado. O primeiro homem criado por Deus, Adão, expressava o que era pelo significado do seu nome: “da terra, ou tirado da terra vermelha”, indicando a sua origem.





A Bíblia tem muito a dizer sobre a importância dos nomes das pessoas e a sua relação com Deus

Na passagem de Isaias 45:4-5 fala como o Senhor valoriza a importância do nome das pessoas.





Jacó é um nome que significasuplantador, mesmo que, o suplantar fosse através do engano. Jacó nasceu com este impulso básico de ser um suplantador. Quando nasceu, estava agarrado ao calcanhar do seu irmão Esaú.







O significado do nome Jacó diz respeito à sua própria natureza, à sua personalidade, sua individualidade e sua pecaminosidade. O desejo de suplantar em Jacó era tão forte que ele lutou com o anjo de Deus eprevaleceu.

Mas o Senhor tinha um novo nome para Jacó, uma nova identidade, uma nova visão para ele. O nome dado pelo Senhor, Israel, prevaleceria sobre a vida e a descendência de Jacó.







O significado do nome Israel é: O que Reina com Deus. E o Senhor elegeu Jacó e sua descendência para reinar com ele.

Que maravilha! o Senhor estava chamando Jacó para ser príncipe dele naterra, para reinar com ele. O nome dele, agora, era a sua identidade em Deus. Jacó recebera a sua pedra branca, um nome dado por Deus, conforme Ap.2:17.

O nome é tão importante para Deus que, Ele determinou que todo pedido a ser feito a Ele deve ser feito em nome de Jesus, seu filho amado. O nome de Jesus é um nome acima de todos os nomes.







Jesus cuja relação com o Pai era íntima,não por acaso, tinha um nome com um profundo significado (Deus é salvação) que o identifica com a sua missão no mundo: salvar não somente o povo de Israel dos seus pecados, mas os gentios que viessem recebe-lo como Senhor e Salvador. Jesus viveu intensamente o significado do seu nome.







Qual a importância que os homens sem Cristo e sem salvação dão ao nome para identificar uma pessoa?Exercendo o atributo da inteligência humana, concedido por Deus, o homem tem a prerrogativa de dar nome as coisas e animais. Deste modo, dar nome aos descendentes, para alguns, é uma responsabilidade muito grande, pois sabem que poderão confirmar uma identidade e missão. Outras pessoas, simplesmente, ignoram essa importância.

O fato é que, com o advento da internet e a...
tracking img