Plantio do eucalipto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANTIO DO EUCALIPTO - COMECE ASSIM:


ESCOLHA O LOCAL


De preferência, escolha terreno de morro, que esteja fraco, abandonado ou com samambaia; terreno cansado, com sinal de enxurrada e que não esteja produzindo.
Comece a preparar o terreno dois meses antes do plantio.
Onde tem formiga, não se planta eucalipto.
Assim que você escolher o terreno, faça uma vistoria nele e nas redondezas.Elimine os formigueiros que encontrar dois meses antes do plantio.
Coloque 10 gramas de isca de cada olheiro ativo. Não coloque dentro do olheiro nem na terra solta da boca do olheiro.

[pic]

- AVISO IMPORTANTE - não pegue a isca com a mão, use uma vasilha só para isto.
- Veja na redondeza também. Formiga não respeita cerca nem divisa depropriedade.


LIMPE TODA A ÁREA

Você deve fazer a operação de destoca ou preparo do terreno, aproveitando o material existente na lavoura, juntando o resto do mato e fazendo leiras no sentido das curvas de nível.
Comece roçando o mato e leiras formando um cordão, conforme a figura. A fileira deve ter a largura de 3 metros.

[pic]


FAÇA PLANTIO DIRETO OU ARAÇÃO E GRADAGEM

Preferencialmentedeve ser utilizado o plantio direto.
Alternativamente, quando a inclinação do terreno permitir, após a limpeza do terreno, inicie os trabalhos de aração e gradagem. De preferência esses trabalhos devem ser realizados após algumas chuvas ou com o solo úmido; isso melhora a profundidade da aração. Se necessário, faça a gradagem duas vezes.

PLANEJE OS CAMINHOS E ACEIROS

Quando você efetuar ostrabalhos de limpeza e aração, faça uma programação dos aceiros e carreadores internos. Os aceiros devem ter no mínimo 6 m de largura em todo o perímetro da área, facilitando a prevenção e combate a incêndios.
Os carreadores internos em áreas inclinadas deverão ser traçados em sentido bem suave, cortando as águas, de modo a não serem prejudicados pela erosão. Poderão ser traçados com saídas eescoamento de águas ou com elevação de terras no sistema de curvas de nível. Não faça talhões com mais de 15 hectares.

APLIQUE O FORMICIDA CORRETAMENTE E COM CUIDADO

Quanto maior o formigueiro, maior a quantidade de formicida que você deve colocar no olheiro. Caso você coloque uma quantidade pequena, as formigas ficam resistentes àquele formicida, começam a retirar do formigueiro os granulados enão os carregam mais. Caso isso aconteça, mude de marca de produto e diferencie o atrativo.
Para você ficar sabendo se está colocando a quantidade correta de formicida, meça rapidamente o formigueiro conforme o desenho e siga as instruções nele contidas:



5 metros 2 metros




Meça a terra solta (murundu) em m2.
No exemplo: 5m x 2m = 10m2 é a área doformigueiro.
Para cada 10m2 (área) use 100 gramas de formicida, ou para cada 1m2, 10 gramas.

O ESPAÇAMENTO É MUITO IMPORTANTE

À medida que deixamos maior espaço (área) para cada planta, ela irá se desenvolver mais em menor tempo. Quando mantemos o espaçamento muito fechado, corremos riscos de ter um alto índice de árvores dominadas.
O espaçamento que se recomenda é de 3m x 2m, perfazendo 6m2 de área por árvore, com 1.666 plantas por hectare.
Isso não impede que você agricultor escolha o espaçamento que melhor se adapte à situação de suas terras, lugar ou topografia. Porém, em nenhuma hipótese, o espaçamento deve ser menor do que 2 x 2 metros.

[pic]

ALINHAMENTO

O alinhamento poderá ser feito através de cordas, conforme o espaçamento desejado; marque a corda na distânciaentre uma cova e outra. Nos terrenos planos, você pode utilizar trator com sulcador, que cruzando as linhas deixará o espaçamento desejado. As covas devem ser espaçadas de 2 metros na linha e 3 metros na fileira, sempre desencontradas, conforme o desenho acima.

ADUBE DE ACORDO COM O TERRENO

O agricultor pode utilizar a adubação mecânica ou manual, de acordo com a inclinação do seu terreno e...
tracking img