Plantas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Ensino Cônego Aderson Guimarães Júnior Turma: 3ºAno “A” – Matutino Professora: Angélica Disciplina:Biologia
José Mayron
Como se expressam os genes

Caxias-MA2010


Como se expressam os genes

Caxias-MA 2010

DNA: Linguagem da vida
Há pouco mais de 50 anos os cientistas descobriram que os genes – as informações hereditáriaspassadas de geração a geração - são constituídos pelo acido desoxirribonucléico,abreviadamente chamado DNA.Desde então,o DNA vem sendo amplamente estudado e,hoje,sua sigla é popularmente associada á identidade genética de cada pessoa.
O acido desoxirribonucléico foi descoberto em meados do século XIX pelo cientista suíço Johann Friedrich Miescher. Em suas pesquisas, Miescher utilizou glóbulosbrancos(leucócitos)obtidos do pus retirado de ataduras de ferimentos infeccionados.Analisando a composição química dos núcleos dos leucócitos ,ele encontrou uma substancia ainda desconhecida ,rica em nitrogênio e fósforo,que denominou nucleína,por estar presente nos núcleos celulares.
A descoberta da nucleína teve inicialmente pouca repercussão,mas alguns pesquisadores continuaram os trabalhos deMiescher e concluíram que a substância por ele descoberta apresentava características acidas e era o principal componente dos núcleos celulares.passaram então a denominá-la acido nucléico.Logo se descobriu que havia duas categorias de acido nucléico,que foram denominadas acido desoxirribonucléico(DNA),por conter o glicídio desoxirribose em sua constituição,e acido ribonucléico(RNA),por conter riboseem vez de desoxirribose.

Estrutura molecular do DNA
O DNA é constituído por dois longos filamentos (cadeias) enrolados um sobre o outro,formando uma estrutura helicoidal com 2nm de espessura que lembra a espiral de um caderno .por isso,costuma-se dizer que o DNA é uma dupla-helice.cada uma das cadeias de DNA é constituído por milhares ou ate mesmo milhões de unidades chamadasnucleotídios,ligados em sequencia.
As duas cadeias de desoxirribonucleotidios de um DNA mantém-se unidas por meio de ligações de hidrogênio(pontes de hidrogênio) entre suas bases nitrogenadas .Essas ligações de hidrogênio ocorrem entre pares de bases específicos: a adenina liga-se unicamente com a timina(A-T) e a citosina liga-se unicamente com a guanina(C-G).Por isso ,as duas cadeias de uma molécula de DNA sãosempre complementares:um nucleotídio com adenina em uma das cadeias sempre corresponde a um nucleotídio com timina na outra cadeia,e vice-versa;um nucleotidio com guanina em uma das cadeias sempre corresponde a um nucleotidio com citosina na outra cadeia,e vice-versa.
Todas as formas de vida em nosso planeta, com exceção de alguns vírus,tem suas informações genéticas codificadas na sequenciade bases nitrogenadas do DNA.

Identificação do DNA como material hereditário
A historia da identificação do DNA como material hereditário começou em 1928, com a descoberta do fenômeno da transformação bacteriana pelo medico inglês Fred Griffith. Ele estudava a bactéria Diplococcus pneumoniae, causadora da pneumonia. Sabia da existência de duas linhagens dessa espécie: capsuladas, em que ascélulas são envoltas por uma cápsula mucosa e sem cápsula, células que não apresentam envoltório mucoso. Pneumococos capsulados causam a doença, a presença de cápsula é hereditária:bactérias capsuladas , quando se reproduzem,sempre originam bactérias-filhas capsuladas, enquanto as sem cápsula, ao se reproduzirem, originam bactérias-filhas sem cápsula.
Griffith injetou em camundongos, bactérias...
tracking img