Plantas medicinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANTAS MEDICINAIS


CAMOMILA: (ou Marcela). As flores da Camomila (Matricana chamomilla, Sinonímia, Camomila-Vulgar, Camomila da Alemanha, planta anual européia que pode ser cultivada com as Calendulas).
Camomila é uma das plantas usadas para fins medicinais. Foi trazida da Europa e é cultivada em hortas. No Brasil também conhecida por camomila-romana. Ela cresce cerca de 30cm de altura, temcaules delgados, rasteiros e muito ramificados. Sua flor assemelha-se às margaridas.
Suas flores e folhas são muito usadas para chá, possui aroma e sabor intenso, Também podendo ser usadas em cataplasmas para dores de dentes ou no preparo de tônicos.
A camomila é útil em caso de dores, alergias e inflamações. Quando se fala de tisanas ou infusões, a maioria das pessoas logo pensam na camomila,pois ela estimula os movimentos peristálticos do intestino, e ajuda recuperar sua função, depois de ter estado paralisado, por esse motivo os médicos na maioria das vezes recomenda aos recém operados.
O principio ativo mais importante da camomila é a sua essência, cujos componentes mais importantes é o camazuleno (antiinflamatório) e o bissabol (sedativo). Ela também contém flavanóides ecumarinas, além de um principio amargo tonificante, varias propriedades da camomila foram comprovadas cientificamente. É também muito útil contra os espasmos do estomago e do intestino devido a nervosismo ou ansiedade, indicada também em casos de cólicas de todo tipo especialmente nas renais e biliares chamadas também hepáticas, pelo seu efeito sedativo e relaxante. Os componentes químicos da flor comomatricina, matricarina epigenina, umbelifenona, quercimeritina e acido clorogênico, proibidos às mulheres grávidas.
Em muitos paises, e em todas as classes sociais é muito usada no tratamento de numerosas enfermidades, inclusive na medicina veterinária.
O chá é feito da seguinte forma: 1 colher (sopa) não muito rasa numa xícara (chá) e cubra com água fervendo, tampe e deixe amornar por 10 minutos,coe e pode tomar.

Cidreira: É considerada uma panacéia com propriedades rejuvenescedoras, tal a gama de suas ações. Paracelso a considerava "o elixir da vida". Parece ter efeito calmante e revitalizante sobre a mente.
É um calmante, antidepressivo, antialérgico (embora possa irritar peles sensíveis), digestivo, revigorante, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral,antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.
Tem grande afinidade para o organismo feminino, onde, além de regular as menstruações, tranqüiliza e relaxa em casos de cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade.
No único estudo experimental até agora realizado sobre possíveis efeitos sedativos, este óleo foi administrado de 3 a 100mg/kg e,embora alguns efeitos se conseguiram (Wagner e Sprinkmeyer, 1973) a ausência de respostas dependentes de dose sugere que os efeitos não foram específicos.
Princípios ativos: Citronelol, geraniol, linalol, citral, neral, ácido fenol carboxílico, ácido citronélico, acetato geranílico cariofileno e taninos
OUTRAS PLANTAS MEDICINAIS

Abacate – a casca é vermífuga eanti-hemorrágica; o caroço ralado é um tonificante do couro cabeludo e o chá das folhas é indicado para problemas renais;
Abóbora  (jerimum) – vermífugo, especialmente indicado para a taeníase (tênia); (verminose);
Agrião  - infecções das vias respiratórias, antianêmico e digestivo;
Alfavaca – antigripal, diurética e hipotensora. As sementes são usadas contra blenorragia;
Alho roxo – dores dedente, cólicas, flatulência, asma e prisão de ventre;
Andiroba – o óleo das sementes friccionadas é usado para bursites e nevralgias, funcionando também como repelente de insetos;
Arnica (erva lanceta ou rabo de rojão) – serve para pancadas, contusões;
Babosa – o sumo das folhas é usado como xampu anti-caspa, combate à queda de cabelos e para lavar feridas, úlceras, eczemas e hemorróidas;...
tracking img