Plantas medicinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

PRÓ – REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS
HABILITAÇÃO EM QUÍMICA

AS PLANTAS MEDICINAIS MARANHENSES:
do cultivo ao tratamento

São Luís
2008

AS PLANTAS MEDICINAIS MARANHENSES:
do cultivo ao tratamento

Projeto apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências – Habilitação em Química daUniversidade Estadual do Maranhão – UEMA com o objetivo de elaboração da monografia de conclusão de curso.

Orientador: Profº Esp.

São Luís
2008
SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO 03
2 JUSTIFICATIVA 03
3 PROBLEMA 04
4 HIPOTESE 04
5 OBJETIVOS 04
5.1 Objetivo Geral 04
5.2 Objetivos Específicos 05
6 METODOLOGIA 05

7 REFERENCIAL TEÓRICO 06

8 CRONOGRAMA 07REFERÊNCIAS 08

1 IDENTIFICAÇÃO

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Título: AS PLANTAS MEDICINAIS MARANHENSES: do cultivo ao tratamento
Curso: Ciências com habilitação em química
Orientador:
Orientando:
Ano: 2008

2 JUSTIFICATIVA

O Brasil é um país com a maior biodiversidade do mundo e consequentemente o maior possuidor ímpar de riquezas biológicas,destacando-se no que diz respeito às plantas onde em suas florestas podem ser encontrados um número significativo de espécies que tem fins terapêuticos e medicinais.

Através da terapêutica das plantas medicinais, doenças consideradas incuráveis podem ser erradicadas a partir dos recursos disponíveis na biodiversidade. Só que esse tesouro precisa ser bem conhecido e conservado paraser utilizado.

A utilização de plantas com o intuito de tratamentos e terapias como uma medicina alternativa é realizada desde o início dos tempos, até mesmo antes da atual farmácia química. O poder das plantas medicinais é reconhecido por leigos e profissionais, estudantes e cientistas, não há quem um dia não tomou pelo menos um chá de ervas.

No Maranhão há grandediversidade de plantas medicinais que são encontradas e cultivadas nos interiores e capitais podendo ser adquiridas facilmente em mercados e feiras.

Nesse contexto, considerando as plantas medicinais como uma forma de tratamento e terapêutica muito utilizada pelo povo brasileiro, intenciona-se conhecer através de um estudo científico a atuação e o emprego dessas plantas pelo povo maranhense, seucultivo e tratamento.

3 PROBLEMA

Até que ponto as plantas medicinais são utilizadas como tratamento pelo povo Maranhense? Como é feito seu cultivo e utilização?

4 HIPOTESE

Com base na bibliografia consultada sobre as plantas medicinais maranhenses foi deduzida uma hipótese, que poderá ser ou não confirmada no final da pesquisa. Constitui-se, assim, súbita verdade queserá avaliada no contexto descrito neste projeto.

As plantas medicinais são utilizadas para tratamento desde o início dos tempos, pelos índios, os primeiros povos a habitarem o Brasil e com isso seu cultivo e emprego espalhou-se por todo o país sendo descobertas desde então milhares de espécies com poderes de cura. Levanta-se então a hipótese de que o Maranhão por ser um estado com granderiqueza natural possui inúmeras opções naturais de cura utilizada diariamente pela população.

5 OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral

Analisar a freqüência e utilização das plantas medicinais entre o povo maranhense.
5.2 Objetivos Específicos

( Identificar as espécies de plantas medicinais mais utilizadas no Maranhão
( Observar os aspectos medicinais de espéciesencontradas no Maranhão
( Conhecer o cultivo, a indicação e o tratamento de doenças através das plantas medicinais.
( Reconhecer características específicas pertinentes às plantas medicinais do Maranhão.

6 METODOLOGIA

O corpo metodológico do trabalho terá sua fundamentação em pesquisa bibliográfica cujo perfil se apresenta sobre uma análise crítico-reflexiva de caráter...
tracking img