Plano real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO REAL

Em julho de 2009 o Plano Real completou 15 anos de uma história de sucesso. Apesar de a maioria dos jovens de hoje, muito provavelmente, não ter a menor idéia do que foi o Real, ou se ouviu falar foi como algo remoto que tem a ver com a vida de seus pais e com os livros de história, o Real está presente no cotidiano de todos nós.
O Plano Real mudou o Brasil de uma formaque, creio, até mesmo os seus criadores dificilmente poderiam imaginar. Ao eliminar a chaga da inflação, que corroia as finanças do país e da população, atingindo principalmente aos trabalhadores e aos mais carentes, o Real promoveu a maior distribuição de renda vista até então neste país. Mas não foi apenas renda, distribuiu também cidadania e resgatou nossa auto-estima, fazendo com que aspessoas passassem a concentrar seus esforços na busca de novas oportunidades e adquirissem a consciência de seus direitos, ao invés de ficarem lutando diariamente contra a corrosão da moeda.
O tripé que sustenta o Plano foi erigido nos governos FHC. A responsabilidade fiscal, iniciada em 1995, com a reestruturação da dívida de estados e municípios, foi aperfeiçoada em 1998, com as metas desuperávit primário, e com a Lei de Responsabilidade Fiscal promulgada em 2000. O câmbio flutuante, de início tumultuado com a crise de 1999 e o fim da paridade dólar/real, firmou-se ao longo do tempo, apesar das constantes reclamações daqueles setores que haviam se acostumado com a proteção cambial. Finalmente, O regime de metas de inflação, que tem sido o farol a balizar o dia a dia da nossa economia edas empresas.
Outras medidas importantes também foram corajosamente adotadas, voltadas à modernização da nossa economia e à criação de um novo ambiente que estimulasse investimentos e tirasse o Brasil do marasmo e da estagnação com que havia se acostumado. O Governo FHC promoveu a abertura da economia com a adoção de regras fiscais mais claras, a retirada do Estado de áreas importantes daeconomia, a criação das agências reguladoras, além de estabelecer a independência operacional do Banco Central.
Inimigos do Plano não faltaram, principalmente na oposição. Entrincheirados aqui no Congresso o PT e outros partidos menores faziam de tudo para inviabilizar o Real. Levaram aos tribunais praticamente todas as medidas do Plano, bem como os seus idealizadores e executores. Foram àsruas, promoveram passeatas e até mesmo o movimento Fora FHC, iniciativa moralmente condenável em um regime democrático e de triste lembrança.
Talvez seja, por esse motivo, por esse erro brutal de avaliação e dos prejuízos causados para o País e a população brasileira, que o Governo Lula deixou passar em branco o dia 1 de julho, quando o Real comemorou seus 15 anos. Nem uma palavra, nem umalembrança. Afinal, aquela oposição que tanto fez para destruir o Plano, depois, ao assumir o governo, teve de reconhecer seus méritos, preservar seus princípios e até mesmo avançar com algumas tímidas medidas, a exemplo da compra de dólares para a formação de nossas reservas cambiais.
O Governo atual surfou na onda boa do Real.
No início, em função da grave ameaça para a economiaque a perspectiva da eleição do candidato Lula representava, a promessa de manutenção dos princípios da estabilidade econômica e do Real fez com que o governo Lula ganhasse o tempo que necessitava para que a economia voltasse à trajetória traçada pelo Plano.
Contra toda a sua pregação anterior, o Presidente Lula manteve os princípios econômicos do governo FHC, com a manutenção dos conceitosfiscais, política de juros e economia para o pagamento da dívida pública, chegando mesmo, em determinados aspectos, como na política de juros, a praticar taxas excessivamente altas e desnecessárias, que foram criticadas até por economistas considerados dos mais ortodoxos.
O real, então, mostrou-se maior do que as ideologias e as bandeiras políticas. Nosso povo apropriou-se dele de forma...
tracking img