Responsabilidde socail e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPONSABILIDADE SOCIAL

E MEIO AMBIENTE

Desafio de Aprendizagem

Tecnologia em Logística

Prof. Selma Silva e Carlos Ribeiro

2º semestre/2010

ETAPA 1

SUSTENTABILIDADE

Conceito:

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar acivilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

Comunidade Sustentável

Este conceito, foiintroduzido no início da década de 1980 por Lester Brown, fundador do Wordwatch Institute, que definiu comunidade sustentável como a que é capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras.”
É a propriedade de um processo que, além de continuar a existir no tempo, revela-se capaz de:
• manter padrão positivo de qualidade,
• (b) apresentar, nomenor espaço de tempo possível, autonomia de manutenção (contar com suas próprias forças),
• (c)pertencer simbioticamente a uma rede de coadjuvantes também sustentáveis,
• (d) promover a dissipação de estratégias e resultados, em detrimento de qualquer tipo de concentração e/ou centralidade, tendo em vista a harmonia das relações sociedade-natureza.

Sustentabilidade Ambiental

Oconceito de sustentabilidade ambiental refere-se às condições sistêmicas segundo as quais, em nível regional e planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseia tudo o que a resiliência do planeta permite e, ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido às gerações futuras”. (MANZINI & VEZZOLI, 2005.)

SUSTENTABILIDADE ESANEAMENTO BASICO

A população brasileira produz, em média, 8,4 bilhões de litros de esgoto por dia. Desse total, 5,4 bilhões não recebem nenhum tratamento, ou seja, apenas 36% do esgoto gerado nas cidades do país é tratado. O restante é despejado sem nenhum cuidado no meio ambiente, contaminando solo, rios, mananciais e praias do país inteiro, sem contar nos danos diretos que esse tipo de práticacausa à saúde da população. Esta é uma realidade triste, porem verdadeira.
E com o atual nível de investimento em obras de saneamento, o Brasil só conhecerá a universalização do acesso ao esgoto tratado no ano 2122. Os dados fazem parte da Pesquisa Trata Brasil: Saneamento e Saúde, divulgada em novembro de 2008, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Mas os moradores das áreas rurais e das periferiasdos grandes centros urbanos não podem esperar até 2122 para terem direito de usufruir serviço de saneamento básico. Então, qual a solução até lá? Investir em experiências alternativas já desenvolvidas no país, como as Tecnologias Sociais, soluções sustentáveis eficientes, simples e de melhor custo.

Formas Sustentáveis de tratamento de esgoto

BIODIGESTOR OU BIOSSISTEMA INTERGRADO

Sãoequipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. Trata-se o esgoto no local onde ele é gerado reduzindo custos.
Dentro do aparelho, esses detritos entram em decomposição pela ação de bactérias anaeróbicas (que não dependem de oxigênio). Durante o processo, todo o material orgânicoacaba convertido em gás metano, que é utilizado como combustível em fogões de cozinha ou geradores de energia elétrica.
No caso de uma granja, por exemplo, o gás gerado pelas fezes das galinhas é usado para aquecer os ovos nas incubadoras.
O resíduo sólido que sobra no biodigestor também pode ser aproveitado como fertilizante.
O biodigestor ou o biossistema integrado, representa mais que uma...
tracking img