Plano inclinado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os deslizamentos de terra são cada vez mais comuns em todas as regiões do mundo e preocupam a população, devido às pessoas construírem moradias irregulares em morros, ou próximo deles.Os deslizamentos ocorrem devido a fortes chuvas, que comprometem o solo encharcando-o, fazendo com que ele não segure todo o peso de cima e ceda, trazendo tudo o que está em seu caminho.
Nesterelatório será discutido e feito cálculos para mostrar que em um dia normal, seria difícil acontecer um deslizamento, visto que o solo está muito mais firme do que em dias de chuva.

ETAPA Nº1Passo 1 - Para evitar o deslizamento de pedras na encosta de um morro, uma sugestão oferecida é a ancoragem delas por meio de um cabo de aço fortemente fixado a rochas. Para isso, vamos determinaralguns parâmetros desse cabo. Determine o peso da pedra sabendo que sua massa é de meia tonelada.

Massa: 500 Kg P= m.g
Gravidade: 9,81P= 500 x 9,81
Peso; ? P= 4905N

Passo 2 - Represente um plano inclinado de 30º e determine a componente da força peso paralela ao plano.[pic][pic][pic]
Passo 3 - Determine a componente da força peso perpendicular ao plano. Para o caso do equilíbrio estático, determine a tração no cabo.

[pic] [pic]

Passo4 - Adotando a inclinação do terreno como 30º e supondo desprezível o atrito, caso o cabo se rompa, qual será a aceleração da rocha da base do plano.

[pic]

Passo 5 - Considerando aencosta como um plano inclinado de 30º cujo valor de h (altura) tomado na vertical é de 300 m, determine o comprimento da encosta.
[pic]

Passo 6 - Com os dados dos passos 4 e 5, determine a velocidadeda rocha na base da encosta, supondo que não exista atrito.

[pic]

ETAPA Nº2
Passo 1 - Numa situação mais próxima do real, o coeficiente de atrito estático pode ser tomado como μ = 0,80....
tracking img