Plano inclilnado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Física Experimental Mecânica – Plano Inclinado Kersting
1.0 Objetivo do Experimento
A experiência realizada teve a finalidade de determinar o movimento retilíneo uniforme (MRU) de uma esferaatravés de sua trajetória por um plano inclinado de Kersting, calcular sua velocidade média e a função horária do movimento retilíneo uniforme, garantindo assim a aprendizagem na prática em laboratório,dos alunos de física experimental.

2.0 Fundamento Teórico
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
É o movimento em que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetórias retas, quer sejahorizontal, quer seja vertical. Para tanto ou a velocidade se mantém constante ou a variação da velocidade se dá em módulo, nunca em uma direção. A aceleração se houver variação, também variaráapenas em módulo e deverá se orientar sempre em paralelo com a velocidade.
O movimento Retilíneo pode ser dividido em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado(MRUV).
No MRU o vetor velocidade é constante e sua aceleração é nula, ou seja não varia em módulo, sentido ou direção.
No MRUV, o copo sofre uma aceleração constante e está relacionado a mudança develocidade. Essa variação de posição e velocidade ocorre na mesma proporção. Para que o movimento seja retilíneo, a aceleração deve ter a mesma direção da velocidade tenha o mesmo sentido. Se aaceleração tiver o mesmo sentido da velocidade é chamada de Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado, se o sentido da aceleração for contrário ao da velocidade o movimento é chamado de MovimentoRetilíneo Uniformemente Retardado.
A posição horária de um MRU é expressa por: x = x0 + v.t
Onde x e x0 representam a posição final e inicial, v é a velocidade e t o tempo
A velocidade média (Vm) é agrandeza física que indica quão rápido de um móvel andou num dado percurso, e é calculada pela expressão Vm = Δx/ Δy
Onde: Δx é a distância no espaço e Δy é o tempo transcorrido

3.0 Parte...
tracking img