Plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE GESTÃO COMERCIAL

MANUAL DO
PLANO DE NEGÓCIO

Cascavel
2008
SUMÁRIO

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3
2. OBJETIVO DO PLANO DE NEGÓCIOS 3
3. PRAZO DE ELABORAÇÃO 3
4. CONTEÚDO DO PLANO 3
5. ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO 4
6. CARGA HORÁRIA 5
7. DAS ORIENTAÇÕES 5
8. AVALIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS 5
9. DA FORMA DE ENTREGA PARA A BANCA EXAMINADORA 6
10. APRESENTAÇÃOORAL – DEFESA 6
11. FRAUDES NO TRABALHO 6
12. REPROVAÇÃO 6
13. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
Apêndice B - Dicas para a Elaboração do Trabalho 8
APÊNDICE C - MODELO DE CAPA DURA 10
APÊNDICE D - ROTEIRO DO PLANO DE NEGÓCIO 11
REGULAMENTO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente manual tem por finalidade normatizar a elaboração do Plano de Negócios da UNIVEL do Curso de GestãoComercial.
O Plano de Negócios é realizado no 3° ano do curso e tem como característica principal a elaboração de um trabalho escrito que deverá ser apresentado oralmente perante professores e o público em geral.
O trabalho será desenvolvido em equipe composta por no máximo 2 (dois) alunos.

OBJETIVO DO PLANO DE NEGÓCIOS

O desenvolvimento dessa modalidade servirá comoestímulo ao aluno para a abertura ou ampliação de seu próprio negócio, ou desenvolvimento de um novo produto uma vez que a Missão da UNIVEL visa também a formação de empreendedores.

PRAZO DE ELABORAÇÃO

O Plano deverá ser protocolado até o dia 20 de junho de 2009 em 2 vias – espiral.
Os alunos, cujo Plano de Negócios não for entregue dentro do prazo estabelecido serãoconsiderados reprovados e deverão cumprir a disciplina no próximo ano.

CONTEÚDO DO PLANO

O Plano de Negócios deverá conter:
• Diagnóstico do ambiente de negócios, analisando cenários e tendências, fatores sócio-políticos, econômicos, tecnológicos, culturais entre outros, assim como a análise de oportunidades e ameaças no ambiente externo e pontos fortes e pontos fracos no ambienteinterno.
• Análise de Viabilidade Mercadológica, através de pesquisas e observação empírica, demonstrando a viabilidade de mercado da idéia básica do negócio/produto/serviço que pretende desenvolver, ou seja, os dados levantados e análise desses dados deverão ser convincentes no sentido de provar a existência de mercado consumidor real e/ou potencial, atendido ou não, para oproduto/serviço em questão, em escala adequada e a preços realistas e compatíveis com os já praticados. Levantamento e avaliação da concorrência, bem como das tecnologias disponíveis, bem como do mercado fornecedor, dados que contribuem de maneira decisiva para a análise de viabilidade.
• Análise de Viabilidade Técnica – parte do trabalho onde se estimam os investimentos e gastos operacionais,identificando e quantificando todos os recursos necessários para implantação e operação do novo negócio, tais como: levantamento de custo de matéria-prima, de mão-de-obra, móveis e instalações, equipamentos, estrutura, tecnologia de produto e processo disponíveis.
• Análise de Viabilidade Econômica/Financeira – de posse dos levantamentos anteriores o acadêmico deverá proceder as análiseseconômicas/financeiras gerando os fluxos de caixa, DRE (demonstrativo do resultado do exercício), Payback (período de retorno do investimento), TIR (taxa interna de retorno), ponto de equilíbrio, capacidade de pagamento, entre outras. Essa abordagem é indispensável para concluir pela viabilidade ou não do empreendimento a ser implantado.
• Projeto da Organização – contendo documentação necessária aabertura de empresas, estrutura da empresa, layout (arranjo físico) e comunicação visual, descrição e atribuições de cada cargo, organograma, instrumentos de planejamento estratégico e controle, políticas gerais e setoriais.

Esta modalidade pode culminar com projetos viáveis ou não viáveis. O trabalho será avaliado e o aluno terá sua nota pela realização e apresentação do trabalho...
tracking img