Gerenciamento de projetos de ti e a governança de ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 152 (37954 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

MBA - GOVERNANÇA EM TI
GP-TI: GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI E A GOVERNANÇA DE TI
Autores: Regis Soares Machado Bruno Vieira do Nascimento Orientador: Prof. MSc. Flávio Feitosa Costa

2007
I

Regis Soares Machado Bruno Vieira do Nascimento

GP-TI: GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI E A GOVERNANÇA DE TI

Monografia apresentada ao programa de PósGraduação “Lato Sensu” MBA – Governança em TI da Universidade Católica de Brasília, como requisito para obtenção do título de Especialista em Governança em Tecnologia da Informação.

Orientador: Prof. MSc. Flávio Feitosa Costa

Brasília 2007
1

TERMO DE APROVAÇÃO

Regis Soares Machado Bruno Vieira do Nascimento

GP-TI: GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI E A GOVERNANÇA DE TI

Monografiadefendida e aprovada como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Governança em Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, em 27 de junho de 2007, pela banca examinadora constituída por:

________________________________________________ Flávio Feitosa Costa, MSc.

________________________________________________ Wankes Leandro Ribeiro, MSc.

2

Atodos que, direta ou indiretamente, incentivaramnos e apoiaram-nos na caminhada até aqui, de alguma forma contribuindo para o êxito deste trabalho. 3

AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar, damos graças a Deus, por sempre nos direcionar e iluminar, permitindo, após incansável empenho, a honrosa conclusão do presente projeto.

Ao nosso Orientador, Prof. MSc. Flávio Feitosa Costa, pela tutoria esuporte continuamente dispensados, bem como a todos os nossos Mestres, os quais se dispuseram a um incessante convívio de dedicação e apoio, somo-lhes imensamente gratos.

De maneira especial, apreciamos sobretudo o afeto de nossos pais e parentes, que estiveram sempre ao nosso lado, incentivando-nos a seguir o rumo apontado por nossos corações e viabilizando, sem limites, a eterna busca denossos sonhos.

Aos demais colegas de curso, pelo contínuo incentivo nas horas difíceis, assim como pelos infindáveis momentos de alegria partilhados em sua companhia, os nossos mais profundos votos de estima e respeito, na certeza de serem recíprocos e verdadeiros.

Agradecemos, também, aos nossos inúmeros amigos e amigas, em reconhecimento à sua inabalável compreensão frente às incontáveis horasdo nosso convívio subtraídas durante a realização desse trabalho.

Enfim, a todos que cruzaram o nosso caminho, de algum modo responsáveis por nos tornarmos o que somos hoje, e a todos que nos ajudam a construir um mundo profissional com qualidade e ética constantes, o nosso MUITO OBRIGADO!!!

4

“Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter e nossocaráter torna-se nosso destino.”

James C. Hunter

5

RESUMO
A Tecnologia da Informação vem assumindo, gradualmente, um papel cada vez mais preponderante nas organizações. A complexidade do ambiente de TI nas empresas cresce a cada dia, ao mesmo tempo em que aumentam tanto a sua criticidade quanto o nível de exigência sobre os serviços e informações por ele suportados. Nesse sentido, faz-seextremamente necessário implementar metodologias e mecanismos os quais não apenas auxiliem e suportem o gerenciamento e o controle das iniciativas e serviços de TI nas empresas, mas também, e principalmente, que sejam capazes de garantir que estas mesmas iniciativas e serviços estejam sempre alinhados aos objetivos e metas estratégicos da organização como um todo. E esse é justamente o papel dosframeworks de governança de TI, como o CobiT (Control Objectives for Information and related Technology): servir como guias das melhores práticas e do estado da arte do conhecimento na área. Enormes e constantes esforços de atualização, manutenção e harmonização são despendidos nesses frameworks; em alguns casos, inclusive, por todo um conjunto de instituições internacionalmente reconhecidas. Apesar...
tracking img