Plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO: PLANO DE NEGÓCIOS
MATÉRIA: EMPREENDEDORISMO

O PLANO DE NEGOCIOS
Quando se fala em empreendedorismo , remete-se naturalmente ao termo plano de negocios, o qual é parte fundamental do processo empreendedor. Empreendedorismo precisam saber planejar suas ações e deliniar as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. Plano de negocios pode ser considerado umaferramenta de gestão com multiplas aplicações, como será visto adiante.
Porque Planejar?
O indice de mortalidade das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras, nos primeiros anos de existencia, atinge percetuais próximos aos 70% ou mais. Este retrospecto não é uma particularidade das empresas brasileiras. Nos Estados Unidos, pais referência em empreenderorismo tem o indice de 50% em algumas areas denegocios. Observa-se que 2% tem causa desconhecida e que 98% é falha ou falta de planejamento adequado do negocio.
A falta de planejamento aparece em primeiro lugar como o principal causa o insucesso, seguida de deficiencia de gestão (fluxo de caixa/vendas, comercialização, desenvolvimento de produto etc), politicos de apoio insuficientes , conjuntura economica e fatores pessoais.
1Incompetência gerencial 45%
2 Inexperiências no ramo 9%
3 Inexperiências em gerenciamento 18%
4 Expertises Desbalanceadas 20%
5 Negligências nos negócios 3%
6 Fraudes 2%
7 Desastres 1%
Total 98%

Apenas 2% Desconhecidos

Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas.

Falta de experiência, atitudes erradas, falta de dinheiro, localização errada, expansão inexplicada, gerenciamento deinventário impróprio, excesso de capital em ativos fixos, difícil obtenção de crédito e usar parte dos recursos do dono.
Existe uma importante ação que somente o proprio empreendedor pode e deve fazer pelo seu empreendimento: planejar, planejar e planejar.

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO
Essa ferramenta de gestão pode e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor que queira transformarseu sonho em realidade, seguindo o caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador. É evidente que apenas razão e raciocínio lógico não são suficientes para deternimar o sucesso de negocio. Se assim o ocorresse, a arte de administrar não seria mais arte, apenas uma atividade rotineira, onde o feeling do administrador nunca seria utilizado. O plano de negocios é uma ferramenta que seaplica tanto no lançameto de novos empreendimentos quanto no planejamento de empresas maduras
Pode parecer repetitivo, mais a ideia aqui é deixar claro que esse conceito básico é o planejamento.
Uma tradição a ser quebrada é achar que o plano de negócio, uma vez concebido, pode ser esquecido. É um erro imperdoavel e as consequencias virão. A concorrencia muda, o merdaco muda, as pessoammudam.
O plano de negocios é uma ferramenta dimanica, que deve ser atualizada constantemente, pois o ato de planejar é dinamico e correspondende a um processo cíclico.
AFINAL, O QUE É UM PLANO DE NEGOCIO?
O plano de Negocio é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta e empresa. Cada uma das seções do plano tem um propósito específico. Aspectos que devemser observados:
1 Em que negócio você está?
2 O que você realmente vende?
3 Qual é sei mercado alvo?
PORQUE VOCÊ DEVERIA ESCREVER UM PLANO DE NEGOCIOS?
Entender e estabelecar diretrizes a empresa para seu negocio.
A empresa tomar decisões acertadas.
Conseguir financiamentos e recursos junto aos bancos, governo, Sebrai e investidores e etc.
Identificar oportunidades e transformá-las emdiferencial competitivo para a empresa.
Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e converter o público externo.

A QUEM SE DESTINA O PLANO DE NEGOCIOS?

Muitos pensam que os planos de negocios se destina unicamente a investidores e bancos, mas se enganam. E na verdade são para bancos, investidores, fornecedores, a empresa internamente, os clientes e sócios.

ESTRUTURA DE...
tracking img