Plano de negocios prontos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual do gerador de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde – RSSS

1

Introdução O Hospital Santa Marcelina, em julho de 2007, formalizou a Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (RSSS). Essa Comissão é multiprofissional, e tem como objetivo a elaboração de projetos para orientar nossos colaboradores quanto ao manuseio dos RSSS, de acordo com as disposições legaisvigentes, e de modo a garantir a redução dos eventuais impactos ambientais - no sentido de preservar o futuro do maior bem que possuímos: nosso Planeta. O objetivo ainda inclui a propagação da informação, a conscientização e a mudança de comportamento frente à nossa responsabilidade como geradores de resíduos no ambiente hospitalar. Este manual é fruto de um trabalho desenvolvido em equipe, eenvolveu colaboradores de diversas áreas deste hospital. O desafio é cada um reconhecer sua responsabilidade na geração de resíduos, seja em casa, no trabalho e na comunidade.

Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde – RSSS: São considerados resíduos sólidos de serviços de saúde todos os produtos resultantes de atividades médico-assistenciais e de pesquisa na área de saúde, voltadas às populaçõeshumana e animal, compostos por materiais biológicos, químicos e perfurocortantes, contaminados por agentes patogênicos, representando risco potencial à saúde e ao meio ambiente, conforme definidos em resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. São ainda considerados resíduos sólidos de serviços de saúde os animais mortos e provenientes de estabelecimentos geradores de resíduos sólidosde serviços de saúde – Lei Municipal 13.478 de 30/12/02.

2

1- Procedimento do gerador Todo gerador de resíduos de serviços de saúde deve elaborar e implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, conforme estipulam a RDC ANVISA no. 358/05, atendendo a critérios técnicos, legislação sanitária e ambiental, normas locais dos serviços de limpeza urbana e contemplandotodas as etapas do manejo de RSS desde a segregação até a disposição final. O Manejo adequado dos RSSS tem por finalidade principal estabelecer condições necessárias para cumprir metas e objetivos do PGRSS. Exemplos de objetivos:  Criar práticas de minimização de resíduos. Substituir os materiais perigosos, sempre que possível, por outros de menor periculosidade;  Reduzir a quantidade e apericulosidade dos resíduos;  Conhecer os diferentes tipos de resíduos gerados no estabelecimento;  Propiciar a diminuição dos riscos à saúde pública, proteção dos trabalhadores e a preservação do meio ambiente, por meio de medidas preventivas e efetivas;  Criar coleta seletiva de materiais recicláveis;  Criar o manual de boas práticas em manejo de resíduos sólidos;  Criar procedimentos básicos eadequados para o correto gerenciamento dos resíduos sólidos;  Melhorar as medidas de segurança e higiene no trabalho;  Minimizar os riscos sanitários e ambientais derivados dos resíduos sólidos (contaminação do solo, água, catadores etc.);  Desenvolver um trabalho de prevenção contra os riscos potenciais decorrentes do manuseio dos resíduos sólidos, com o pessoal da coleta; Portanto, osresíduos devem ser apresentados para o serviço municipal de coleta devidamente acondicionados, identificados e acompanhados da documentação requerida pela NBR 7503, que será abordada mais adiante.

2- Coleta de resíduos de Serviços de Saúde – Coleta externa O serviço de coleta de RSS é prestado pela EcoUrbis através de frota de vaículos e equipamentos específicos para esta finalidade e de acordo com asistemática definida pelo Departamento de Limpeza Urbana – LIMPURB – da PMSP. A coleta dos RSS é organizada em função do tipo de resíduo gerado e do tipo de tratamento mais adequado a cada um. Deste modo temos: a) Coleta de Grandes Geradores – Grupo A É o serviço de coleta de resíduos do Grupo A prestado nos estabelecimentos que geram mais de 20kg de resíduos por dia, por exemplo, os hospitais....
tracking img