Plano de negocios como documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negocio que o sustenta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 9 e 10

MRP, MRPII Estrutura analítica (Árvore do produto) Lista de Materiais (Bill of Materials)

Materials Requirement Planning (MRP)
É o planejamento das necessidades de compras dos materiais que serão utilizados na fabricação de um produto qualquer.

Bill of material
Com base na Lista de Materiais (LM) ou Bill of material, obtida por meio da estrutura analítica do produto,também conhecida por árvore ou explosão do produto, o sistema calcula as necessidades de materiais que serão utilizados e verifica se há estoques disponíveis para o atendimento.

MRP - Evolução histórica
MRP = MATERIAL REQUIREMENTS PLANNING ( PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS). MRP II = MANUFACTURE RESOURCES PLANNING ( PLANEJAMENTO DOS RECURSOS DE MANUFATURA ) .

SISTEMAS DEPLANEJAMENTO E CONTROLE DO FLUXO DE MATERIAIS EM ATIVIDADES INDUSTRIAIS, UTILIZANDO A NOÇÃO DE RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ENTRE OS ÍTENS E SOFTWARES DE COMPUTADORES PARA IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DE MATERIAIS E RECURSOS NO PERÍODO DE PLANEJAMENTO OPERACIONAL.

Evolução histórica
´60
Evolução dos computadores Bill of materials Lista de Materiais BOM MRP BOM MRPII MRP BOM ERP ERP - Enterprise ResourcePlanning MRPII MRP BOM

MRP - Material ´70Requirements Planning

´80

MRPII - Manufacturing Resource Planning

´90

Abrangência do MRP e do MRP II
O QUE MRP MRP sistema de apoio às decisões de QUANTO QUANDO COMO
(RECURSOS PRODUTIVOS)

MRP II MRP II

Produzir e Comprar

Operação do MRP, Insumos e Resultados
I SUMOS
Que partes componentes serão necessárias para cumprir a demanda?RESULTADOS

Plano Mestre de Produção

Controle de Estoques

Em que quantidades, são essas partes necessárias?

Lista de Materiais

MRP

Programação da Produção

Quando são estas partes necessárias?

Relatórios de Controles de Estoques

Planejamento Detalhado das Necessidades de Capacidade

MRP - Tópicos Relevantes
Itens pais e itens filhos; Estrutura do produto; Uma escalade tempos, geralmente semanal; A importância das previsões de vendas para o bom funcionamento do MRP; A identificação do item; As necessidade Brutas e suas datas; O Estoque disponível; Os Recebimentos Programados e suas datas; As Necessidades Líquidas e suas datas; As datas e quantidades de cada Liberação de Ordem

LISTA DE MATERIAIS (Bill of Materials)
A lista de Materiais de um produto finalé uma lista estruturada de todos os componentes desse produto. Ela mostra a relação hierárquica entre o produto e os componentes – quanto de cada componente é preciso para se ter uma unidade do produto acabado. Uma forma de visualiza essa relação hierárquica é por meio da árvore do produto.

Finalidade das Listas de Materiais
Controle de mudança no projeto – a lista é o ponto de registro econtrole nas mudanças no projeto. Peças de serviços – peças de reposição são determinadas a partir da lista de material. Planejamento – lista específica dos componentes necessários na fabricação, definindo quais fábricas e quais itens comprar.

Finalidade das Listas de Materiais
Recebimento de encomenda – quando um produto possui uma variedade muito grande de opções, por exemplo, carros, osistema de recebimento sempre configura a lista de materiais finais, podendo ser utilizada como referência para estabelecer o preço do produto. Custeio – a estrutura do produto fornecida pela lista de materiais ajuda no cálculo dos custos da empresa, auxiliando na identificação dos materiais diretos e indiretos.

O que é Estrutura de um Produto (Árvore do Produto)
De maneira geral, a estrutura doproduto pode ser definida como um diagrama que identifica e descreve os componentes de um produto final. Nesse diagrama são mostrados o nome, o número, as relações de precedência e as quantidades necessárias para fabricar uma unidade de um dado item do nível imediatamente superior . Cada linha de componentes, na estrutura do produto, é chamada de nível. O primeiro nível recebe o número zero (0) e...
tracking img