Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERENCIAL TEORICO

EMPREENDEDORISMO
Deve-se entender empreendedorismo como sendo um processo de criar algo diferente ligado a uma oportunidade de negocio que exigia tempo, ousadia, esforços necessários assumidos os ricos financeiros, psicológicos e sociais. A busca pelo profissional criativo, inovador e com disponibilidade de assumir riscos é cada vez, mas crescente.
Na visão deDolabela (1999, p.40), ”o empreendedorismo trata-se de um fenômeno cultural, ou seja, ele é o resultado dos hábitos, praticas e valores das pessoas.” Pode-se dizer que existe pessoas com maior tendência empreendedora do que outras.
Com seu nascimento na idade media; empreendedorismo é uma tradução do termo entrepreneuship, de origem francesa, que foi utilizado pela primeira vez paradefinir as características do explorador Marcos Pólo, que estabeleceu uma rota comercial para o oriente e assinou um contrato com um capitalista para vender mercadorias deste.
Na idade media o empreendedorismo estava ligado apenas a criatividade e inovação, porem no século XVII é que apareceu os seus primeiros indícios como financiamento das grandes expedições verdadeiras cruzadas . Oprimeiro a perceberem a importância do empreendedorismo foi o Richad Cantillon. Este estava primordialmente interessado em compreender o papel do empreendedor e o impacto da sua atuação na economia.
Em 1950 o austríaco Joseph Schumpeter utilizou pela primeira vez o termo entrepreneursbip destinando a total responsabilidade do empreendedorismo aos indivíduos que em sua essência eramdiretamente responsáveis pelas transformações na economia. Apalavra ENTREPREURSBIP; derivou a palavra empreendedora. Empreendedor segundo Dornelas (2001), é aquela pessoa que faz acontecer, que se antecipa aos factos e que tem uma visão da organização.
O ato de empreender faz com que as pessoas busquem seu espaço no mercado cada vez mais competitivo intervindo de maneira inovadora,criativa, ousada criando novos caminhos de produção e melhorias na qualidade de vida em todos os segmentos. È relevante que se entenda da necessidade de novos empreendedores para a do país e para a sociedade.
A concepção de um empreendimento, por vezes, nasce da habilidade, gosto e outras características pessoais, até mesmo por pessoas que não tiveram experiências com o ramo, inovando oucriando novas formas de negócios. (Bernardi, p63). È o caso de Dell Computer, cujo fundador é Michael Dell estudante, que montava computadores pessoais e vendia. Idealizou e modelou um negocio que revolucionou a indústrias de computadores nos EUA.
Existe uma serie de competências comuns aos empreendedores de sucesso, alguns apontam a competência como à capacidade que uma pessoa tem dedesenvolver sozinha em anonimato, seu planejamento e sua avaliação de forma coordenada e segura implementando e articulando seu empreendimento. O desemprego tem sido um dos problemas enfrentados na atualidade que, mas tem contribuído para o estimulo do desenvolvimento do empreendedorismo em todo país.
Segundo Dornelas (2001), o empreendedor ganhou força no Brasil a partir da década de 90,com abertura da economia que propiciou a criação de entidades como o SEBRAE (serviço brasileiro às micros e pequenas empresas). O SEBRAE e atualmente o melhor suporte especializado em informar e direcionar na abertura de pequenas empresas bem como acompanhar através de consultorias solucionando problema do negocio. O SEBRAE tornou-se referencia para os pequenos empresários brasileiros, que buscajunto a essa entidade apoio e suporte que é necessário para iniciar sua empresa.
Ultimamente o Brasil tem se mostrado como centro de oportunidade; um verdadeiro celeiro de empreendedores pessoas ousada que arriscam, inovam que vão alem de um sonho de um emprego, pessoas que estão dispostas a enfrenta um mercado cada vez mais exigente, sendo necessárias desenvolver técnicas, habilidade...
tracking img