Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TERCEIRIZAÇÃO

Introdução

A Terceirização se tornou palavra chave na economia moderna, não se tratando de um modismo, mas sim de uma opção de sobrevivência para as empresas.

A Terceirização é um conceito moderno de produção, que se firma na parceria consciente entre as empresas especializadas em determinados ramos. Terceirização é o conjunto de transferência de produção de partes queintegram o todo de um mesmo produto.

Para que a terceirização cumpra a sua verdadeira função será preciso que haja planejamento na empresa; ter um objetivo traçado a ser atingido e uma noção real de modernidade e busca da qualidade do produto a ser terceirizado.

É exatamente neste âmbito que se enfoca a terceirização; por se tratar de um projeto moderno e arrojado de Administração, onde sebusca claramente a qualidade, eficiência ligada a uma redução de custos aparentes e concentrando seus esforços e energia na atividade principal da empresa, atingindo desta forma a eficácia, com a otimização da gestão.

No entanto, deve se observar que para a mudança dar resultado, precisa ser encarada como um enfoque estratégico e não como modismo, ou seja, é necessário uma mudança geral namentalidade da empresa no sentido de seus processos e de seus funcionários, para que todos possam buscar os mesmos objetivos, que vertem ao crescimento da empresa.

Para que se atinja o objetivo é preciso conhecer a palavra CULTURA; que para muitos é apenas o desenvolvimento intelectual, mas é também a capacidade de poder criar, produzir, transformar a natureza e colocar os bens que ela oferece deforma bruta em benefícios do ser Humano.

Política de Contratação de Serviços de Terceiros

1- Definição

Consideram-se terceiros, todas aquelas pessoas físicas ou jurídicas prestadoras de serviços, que colocam mão-de-obra à disposição da empresa, sem vínculo empregatício.

É um processo gerenciado de transferência a terceiros das atividades acessórias e de apoio ao objetivo da empresa(atividade de meio), permitindo que esta concentre seus esforços na sua atividade principal (atividade fim).

a) São exemplos de áreas terceirizáveis:

- Advocacia

- Arquivo

- Engenharia

- Limpeza

- Mensageiros

- Recrutamento e Seleção, etc

b) Como Fatores Positivos temos os seguintes pontos

- Desburocratização

- Simplifica a organização

- Focalização na atividadeestratégica

c) Modalidades

*Os Prestadores de Serviços: são aqueles que mediante contrato de prestação de serviços, agilização de mão-de-obra de pessoas jurídicas legalmente constituídas.

*Mão-de-obra avulsa: Existe uma utilização de mão-de-obra para atividades de carga e descarga, fornecida pelos sindicatos de trabalhadores: estivadores, movimentadores de cargas etc.

*Mão-de-obraTemporária: Contrata empresas de serviço temporário, nos termos da Lei nº 6019/74, para substituição de funcionários afastados (doença, licença maternidade, férias e etc.) bem como para atendimento a acréscimo extraordinário de serviço, imprevisível e transitório.

*Autônomo: É uma prestação de serviços de profissionais liberais (Advogado, Médico, etc.).

2. As Diretrizes

a) Contratação de apenasserviços para as atividades - meio, isto é, complementares ou de apoio, que não devem ser confundidas com a atividade fim do estabelecimento tomador de serviço.

b) A negociação de terceirização deve considerar claramente as vantagens econômicas e financeiras, assim como a avaliação Legal é indispensável quanto ao atual prestador de serviço. A empresa prestadora deve comprovar sua idoneidade esua capacidade técnico-econômico por assumir as responsabilidades contratuais;

c) Deve haver entre a tomadora e a prestadora de serviço um contrato formal (padronizado) das responsabilidades de ambas as partes, previamente submetidos à aprovação da assessoria Legal;

d) A contratação de serviço deve recair sobre a pessoa Jurídica;

e) É vedada a contratação de ex-empregados em caráter de...
tracking img