Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 87 (21570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 SUMÁRIO EXECUTIVO 99884202







De acordo com Costa (2011), o sumario executivo é o primeiro capítulo do seu plano de negócios, porém para escrevê-lo você precisa já ter conhecimento de tudo que será abordado no plano de negócios como um todo, por isso esse capítulo deve ser o último a ser redigido.
O sumário executivo é parte mais importante no processo de elaboração deum plano de negócios completo e atrativo (Martins, 2010).
Hashimoto (2010) enfatiza que o sumario executivo será responsável por sintetizar todas as informações contidas no mesmo e deverá convencer o seu leitor a continuar lendo o seu plano de negócios seja qual for o objetivo dele, além disso, é o capítulo do seu plano de negócios que deve ser escrito de forma mais objetiva, clara econcisa.




1.1 RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIOS;




Segundo Martins (2010) o resumo do plano de negócios deve conduzir ao entendimento do mesmo, demonstrando seus principais tópicos, cenários, a empresa e o negócio, permitindo o entendimento rápido e a avaliação dos planos da empresa, os produtos, o mercado e o planejamento financeiro.
Hashimoto (2010)esclarece que um resumo executivo deve conter as seguintes características:
a) Só deve ser composto depois de se ter escrito o corpo do relatório;
b) Transmite ao leitor o essencial conteúdo do documento original;
c) Antecipa os pontos principais do documento, permitindo ao leitor construir um quadro mental para organizar e compreender a informação detalhada na parteprincipal do relatório;
d) Ajuda o leitor a fixar os resultados chaves e as recomendações que estão no documento.
Conforme esclarece Dornelas (2005) um resumo executivo é na sua natureza, similar a outros resumos no seu objetivo principal, o qual consiste em fornecer uma versão condensada do conteúdo de um relatório longo. Contudo, um resumo executivo, diferencia-se pelo facto de serescrito para alguém que muito provavelmente não tem tempo para ler todo o original. Se por um lado o enorme aumento de quantidade, de informação disponível sobre muitos tópicos tem gerado relatórios cada vez mais extensos e densos, infelizmente, não se tem verificado uma evolução correspondente na quantidade de tempo disponível dos executivos/decisores para ler esses extensos relatórios. Assim de ummodo geral, procura-se responder a esse problema com um resumo executivo.




1.2 DADOS DOS EMPREENDEDORES, EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E ATRIBUIÇÕES




Os dados dos empreendedores, de acordo com Rosa (2007), além de resumir a informações sobre a atividade da sua empresa, também deve-se passar uma noção clara e resumida sobre quem são os envolvidos nessa empresa.
Nesta direção,conforme Costa (2011), essas informações podem ser encontradas no capítulo de Descrição da Empresa nesse capítulo encontra-se inserido um currículo dos integrantes da equipe gerencial da empresa, que deverá ser resumido em forma de uma descrição textual desses empreendedores.
Segundo Martins (2010) é importante informar os dados dos responsáveis pela administração do negócio. Com umabreve apresentação de seu perfil, destaquando seus conhecimentos, habilidades e experiências anteriores. Sempre pensando de que forma será possível utilizar isso a favor do empreendimento




1.3 DADOS DO EMPREENDIMENTO




Segundo Dornelas (2005) nesta seção deve-se descrever o empreendimento, seu histórico, estrutura organizacional, localização, contatos, parcerias, serviçosterceirizados, dentre outros. Em caso de empresa já constituída, descrever também seu crescimento/faturamento dos últimos anos, sua razão social, e impostos.
Ainda na descrição da empresa, de acordo com Costa (2011) define-se a estrutura legal da empresa. É importante demonstrar qual o capital inicial investido da empresa, além das fontes de recursos que serão utilizadas pela mesma.
Rosa...
tracking img