Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 2 – Planejamento Estratégico da Organização

1 – Análise do ambiente externo

Fatores de macroambiente
A autoescola está muito bem localizada, em um bairro próximo ao centro da cidade. O bairro é bem populoso e ainda com expectativa de crescimento, já que em uma das quadras há um empreendimento imobiliário vertical que aumentará, consideravelmente, o número de habitantes do bairro e,consequentemente, o número de clientes da autoescola.
O aumento da oferta de emprego, a facilidade de financiamentos, as baixas taxas de juros e o desejo das pessoas em possuírem seu próprio veículo bem como a liberdade que ele proporciona no ir e vir do dia-a-dia, incentivaram a aquisição do mesmo e proporcionam o aumento na procura por autoescolas.



Fatores de microambientes

Cliente: Ocliente é sempre respeitado. Em sua maioria, a clientela é formada por um público jovem, que normalmente seleciona a auto-escola considerando indicações de amigos / parentes. Desta forma, a qualidade do serviço prestado é o diferencial, sendo a propaganda “boca a boca” a melhor indicação.
Sem dúvida alguma a diferenciação é conseguida através da qualidade dos serviços oferecidos e do atendimentoaos clientes. São estudados seus hábitos, comportamentos, gostos e tendências, para assim satisfazer suas necessidades e até superar suas expectativas.

Concorrentes: Com o aumento da população do bairro, cresceu também a especulação no local, de empresário de todos os ramos. A concorrência é acirrada, e por isso, estamos sempre atentos no mercado, de forma a poder superar a concorrência,oferendo serviços bons e diferenciados , para assim podermos atender e/ou superar a necessidade do cliente, oferecendo competência e integridade, para a capacitação teórico/prática de condutores de veículos automotores.

Agências reguladoras: Para segurança e tranquilidade de nossos clientes, a autoescola se adequou, atendendo a todas as exigências do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), queé o órgão federal centralizador das unidades estaduais que regulamenta a atividade.

Fornecedores: São formados por profissionais especializados e muito bem treinados para atender o cliente com responsabilidade e simpatia.Tais profissionais repassam ao cliente os valores da empresa.

2 – Análise do Ambiente Interno
Após superar as dificuldades iniciais das instalações para transformá-laadequadamente dentro das normas, despendendo grande valor financeiro, outra dificuldade encontrada é firmar uma parceria com fornecedores que preferem vender para empresas já estabelecidas, não oferecendo pontualidade, descontos ou facilidades no pagamento.
Para superar esta dificuldade os proprietários se aliaram à União de Pequenos Estabelecimentos de Jundiaí, que possibilita compras em conjuntoobtendo com isto preços menores, conseguindo assim competir com grandes mercados, atraindo o público local com a possibilidade de compra no seu próprio bairro (comodidade), longe dos congestionamentos , ou se preferir atendimento delivery, melhorando a qualidade de vida.
Fez também uma parceria com produtores locais de hortifrutigranjeiros, garantindo aos consumidores produtos com preçosacessíveis, frescos e de ótima qualidade, além de incentivar estes produtores a saírem da ilegalidade.
O supermercado conta com equipe de funcionários capacitados, que priorizam o bom atendimento ao cliente, criando inclusive vínculos de amizade por serem fregueses assíduos e fazerem parte da história local pois os mesmos são contratados localmente tendo oportunidade do primeiro emprego aos moradorespróximos e desta forma também reduzindo custos com transporte.
Os funcionários recebem treinamento local visando a qualidade no atendimento e também informações sobre as normas da empresa, que segue a legislação vigente para este tipo de atividade.
Pelo fato de os sócios terem gasto muito na instalação (reforma predial e adequações) o investimento em marketing foi pequeno, restringindo-se a...
tracking img