Angiospermas e gimnospermas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Angiospermas

possuem raiz, caule, folha, semente e fruto. são coloridas, perfumadas e possuem néctar. as sementes e os frutos são produzidos pela flor.

Orgãos

* pedúnculo – liga a flor aoresto do ramo.

* receptáculo – dilatação na zona terminal do pedúnculo, onde se inserem as restantes peças florais.

* cálice – conjunto de sépalas, as peças florais mais parecidas com folhas, poisgeralmente são verdes. A sua função é proteger a flor quando em botão. A flor sem sépalas diz-se assépala. Se todo o perianto apresentar o mesmo aspecto (tépalas), e for semelhante a sépalas diz-sesepalóide. Neste caso diz-se que o perianto é indiferenciado.

* corola – conjunto de pétalas, peças florais geralmente coloridas e perfumadas, com glândulas produtoras de néctar na sua base, paraatrair animais. A flor sem pétalas diz-se apétala. Se todo o perianto for igual (tépalas), e for semelhante a pétalas diz-se petalóide. Também neste caso, o perianto se designa indiferenciado.

*androceu – parte masculina da flor, é o conjunto dos estames. Os estames são folhas modificadas, ou esporófilos, pois sustentam esporângios. São constituídas por um filete (corresponde ao pecíolo dafolha) e pela antera (corresponde ao limbo da folha);

* gineceu – parte feminina da flor, é o conjunto de carpelos. Cada carpelo, ou esporófilo feminino, é constituído por uma zona alargada oca inferiordesignada ovário, local que contém óvulos. Após a fecundação, as paredes do ovário formam o fruto. O carpelo prolonga-se por uma zona estreita, o estilete, e termina numa zona alargada que recebe osgrãos de pólen, designada estigma. Geralmente o estigma é mais alto que as anteras, de modo a dificultar a autopolinização.

As angiospermas foram subdivididas em duas classes: as monocotiledôneas eas dicotiledôneas.

São exemplos de angiospermas monocotiledôneas: capim, cana-de-açúcar, milho, arroz, trigo, aveias, cevada, bambu, centeio, lírio, alho, cebola, banana, bromélias e orquídeas....
tracking img