Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE INFORMÁTICA DATACONTROL
CURSO DE ADMINISTRÇÃO, SECRETÁRIADO EXECUTIVO, TÉCNICAS COMERCIAIS E CONTÁBEIS

PLANO DE NEGÓCIOS
ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
SORVETERIA 4 ESTAÇÕES

Professor: Samuel Francisco Pereira
Aluno: Morgana Bettanin

Serafina Corrêa, dezembro de 2011
INTRODUÇÃO
De acordo com informações e pesquisas levantadas perante o mercado e ao público, verifica-se que há umaumento no consumo de sorvetes com um crescimento de 16,4% em volume, levando em conta o ramo de produtos perecíveis, o que gera uma oportunidade imensa de uma nova empresa no ramo, baseado nessas informações decido criar a `Sorveteria 4 estações`.
Supondo que o aumento do consumo de sorvetes esta ligado ao aumento de temperatura devido ao aquecimento global ou ainda por uma mudança cultural, ouseja, o brasileiro esta consumindo mais sorvetes não só no verão, mas também em outras épocas do ano, acreditamos em um mercado potencial que tende a crescer cada vez mais gerando boas oportunidades de negócios. Levando em conta que os produtos funcionais estão na moda, lançaremos a casquinha de sorvete com base em cereais, e sorvetes com menos gorduras e diversos sabores naturais com pedacinhos dafruta, a tendência da nossa sorveteria é agregar valor nutricional ao nosso produto, reforçando o aspecto saudável/natural. Para jovens, mulheres, adultos e idosos, sugerimos nosso`blends`` (misturas) mais sofisticados, de baixo valor calórico ou isentas de gordura e açúcar, além da presença de frutas e cereais. Estes serão nossos produtos diferenciados, porém, teremos também os produtos de altogiro, os considerados menos saudáveis , mas não menos gostosos. Como nossa sorveteria se chamará 4 estações também estaremos com ela em funcionamento nos meses de inverno com produtos para a estação fria também.

1.1 Qual é o negócio da empresa?
Empresa de pequeno porte.
1.2 Qual o setor em que a empresa vai atuar?
Indústria voltada para o setor alimentício.
1.3 O(s) integrante(s) daempresa julga(m)-se em condições de abrir um negócio, com todos os sacrifícios e riscos envolvidos?
Como a empresa tem apenas um dono, este, julga-se na capacidade de abrir seu negócio sabendo de riscos e sacrifícios para com a empresa no momento em que esta entra para a sociedade e abra suas portas ao publico.
1.4 O(s) integrante(s) da empresa conhece(m) o ramo em que a empresa vai atuar? Justifique.No ramo alimentício e na fabricação do próprio não se tem experiência, porém, o mercado de trabalho nos oferece profissionais tecnólogos especializados no ramo.

2. ANÁLISE DE MERCADO
2.1 pesquisas de mercado
2.1.1 O setor é bom para se investir? Por quê?
Como já foi citado antes, o ramo de sorvetes cresce anualmente 16,4%. Um exemplo de que o consumo de sorvetes aumentou é o Mc Donald`s, queconta com 550 lojas espalhadas pelo país e cresce a base de quase dois dígitos ao ano, e já representa cerca de 7% de um faturamento recorde histórico de R$ 1,9 bi – isso apenas em sorvetes -. Segundo o gerente de uma das redes do Mc Donald`s, Walney da Silva Monteiro, ``No verão são vendidas, em média, 700 sorvetes por dia, em contrapartida dos 700, 200 são vendidos no outono. Sabendo destecrescimento contínuo e analisando a concorrência na cidade, posso concluir que sim, a população e o setor estão prontos para receber uma nova empresa de ramo especificado na cidade.
2.2 Sobre os clientes
2.2.1 Qual é o seu perfil? Quantos são? Onde estão? Quais são as necessidades dos clientes? Qual será a forma de atender as necessidades dos clientes?
A nossa empresa tem como objetivo atender de maneiraadequada a demanda que surge nos últimos tempos, uma boa alimentação, que tem crescido principalmente nas classes A, B e C, onde o poder aquisitivo é maior e consequentemente tem maior acesso a uma alimentação saudável. Com isso, a nossa produção estará voltada a atender clientes que estão inseridos em localização estratégica, ou seja, em pontos de vendas que estejam de acordo com nosso publico...
tracking img