Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste texto será referenciada a forma como têm sido conceituada as organizações desde o início do século, analisando genericamente a contribuição dos autores que mais se destacaram a tentar formalizar o estudo das organizações.
Mais que uma apresentação das diversas abordagens, pretende-se mostrar como tem sido a evolução ao nível dos conceitos centrais e com essa evolução tem aodesenvolvimento das próprias organizações, devido à sua crescente complexidade e às mudanças radicais da sua envolvente externa, quer a nível social quer a nível econômico, tecnológico ou cultural.
Forte mudança nos cenários econômicos, tecnológicos e de mercado, ocorrida nas ultimas décadas, está exigindo muito dos gestores para que consigam manter suas organizações saudáveis em meio àinstabilidade da era pós-moderna. A globalização, marcada por um forte processo de abertura econômica, mudou os padrões de produção e a característica do trabalho. As mudanças nunca aconteceram tão rapidamente e os executivos precisam resolver com rapidez e eficiência. Neste momento, os paradigmas são revestidos e desenvolve-se uma nova visão a respeito da estratégia organizacional, onde o alinhamentoprecisa atingir todas as áreas da empresa, e com isso, o RH passa a ser, finalmente, visto como uma área fundamental para o alcance dos objetivos. Segundo Becker et al. (2000, p. 16) “as realidades da nova economia estão pressionando o RH a ampliar seu foco, da sua função estratégia abrange. À medida que a principal fonte de produção da economia americana migrou do capital físico para o capitalintelectual, os gerentes seniores de RH se viram sob intenso fogo cruzado para demonstrar exatamente como eles criam valor para suas organizações.
Os investidores precisam realmente acreditar que essas mudanças podem dar certo a trazer resultados financeiros favoráveis. Segundo Rocha-Pinto et al.(2003), o modelo de gestão autoritário e centralizador que ajunta as pessoas à tecnologia como se fossempartes das máquinas é utilizado ainda nos tempos atuais por um motivo bastante simples: o resultado financeiro positivo. Alegar que este modelo é anti-humanista e desafeto para os tempos modernos não sensibilizará as organizações. Para conseguir chamar a atenção à mudança, é preciso apresentar sólidas evidências de que existe um modelo bem diferente ao autocrático, principalmente no que tange asarelações humanas, que oferece resultados financeiros superiores em longo prazo.
Milkovich e Boudreu (2000, p.28) alertam os gestores que não se deixem levar por modismo, pois as mudanças devem agregar valor à organização, desta forma, o RH será, além de um agente de mudanças, um parceiro no negócio e está muito mais fácil de convencer os investidores que o novo modelo de gestão pode viabilizarmelhores resultados.
Como forma de atuar diante destes novos cenários, muito se tem dito acerca do papel que as pessoas desempenham nas organizações, reconhecendo-se que são elas que fazem a diferença nos momentos crucias de mudanças.



1. História, Evolução e Conceito

A História da administração iniciou-se num tempo remoto, mais precisamente no ano 5.000 a. c, na Suméria, quando osantigos Sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.
Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistematizada e organizada.
M seguida, na China de 500 a. c, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, aconstituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.
Na evolução da História da administração, duas instituições se destacam: A Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.
Através do séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a...
tracking img