Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




O presente trabalho de Administração de Empresas com ênfase em Administração Geral configura um instrumento pedagógico com o objetivo de aperfeiçoar a formação teórica e prática dos alunos desta graduação. A partir da aliança entre os princípios adquiridos em sala de aula e a prática obtida por meio do convívio com a empresa escolhida para análise.
O objetivodeste documento é a partir um trabalho de campo minucioso, reconhecer não só a função de cada atividade e/ou processo dentro de uma organização, mas também quais os meios imprescindíveis para que essas funções se satisfaçam.
A organização na qual foram realizadas as observações foi a Cooperativa de Coleta Seletiva Reviver, instituição de caráter social com que o grupo já realizou trabalhos emsemestres anteriores e que fornece à sociedade serviços de utilidade pública. É importante ressaltar o impacto que a Cooperativa tem no desenvolvimento dos habitantes e da cidade de Sorocaba.
O grupo tem em vista através deste projeto, desenvolver e praticar todo o conteúdo teórico absorvido durante o curso de Administração de Empresas e desenvolver as aptidões de um bom administrador ougestor e contribuir para o desempenho da organização através do trabalho elaborado a partir de entrevistas realizadas, junto aos funcionários, a partir de observações in loco, bem como, por fundamentações bibliográficas.
No primeiro capítulo é apresentado o perfil completo da organização estudada, com uma apresentação geral de a Cooperativa Reviver, no capítulo a diante o trabalho apresentauma analise da gestão da Cooperativa com base nos Critérios de Compromisso com a Excelência, Fundação Nacional de Qualidade.
No capítulo terceiro é possível avaliar a aplicação da Matriz SWOT (forças e fraquezas, oportunidades e ameaças) e logo depois o emprego da Matriz GUT fundamentando prioridades para a oportunidade de melhoria.
A fundamentação teórica que descreve a oportunidadecom base acadêmica e bibliográfica a oportunidade de melhoria selecionada antecede o plano de melhoria e ação com o uso de ferramentas administrativas, definido pelo grupo. E por fim, o último capítulo explicita os resultados esperados e indicadores de eficiência e eficácia.
1. Descrição da Organização




1. Instituição, Propósitos e Porte da Organização


1. Denominaçãoda Organização




Cooperativa de Coleta Seletiva Reviver é uma organização de pequeno porte. Atualmente conta com três unidades, situadas no Jardim Leocádia, Jardim Zulmira e no Bairro do Éden. Porém esta última unidade será desativada até dezembro de 2011.
Atua no setor de reciclagem e possui a função de oferecer serviços de utilidade pública, através da coleta de materialreciclável e eletrônico.




2. Forma de Atuação da Organização


A forma de atuação da organização em estudo é a entidade empresarial descrita como cooperativa, onde a partir de contratos as pessoas contribuem com bens e serviços para exercício de uma atividade econômica de proveito comum.
A Cooperativa de Coleta Seletiva Reviver foi criada dentro destas exigênciaslegais, em conformidade com a Lei Federal Nº 5.764/71, que define a Política Nacional do Cooperativismo no dia 10 de julho de 2006, quando foi aprovado o Estatuto Social que constituía a Cooperativa em Assembléia Geral. “As cooperativas são sociedades de pessoas, com formas e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos associados.”(TACHIZAWA, 2000, p. 138). Entidades com essa forma de atuação são consideradas sociedades simples.








1.1.3 História da Organização


Em maio de 2004, teve inicio o Projeto Reviver, quando o pároco Wilson Roberto da Silva, da Paróquia São José Operário solicitou à Pastoral Familiar, estudos para apresentar uma alternativa que permitisse a constituição de renda para ajudar...
tracking img