Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 QUESTÕES 4
2.1 QUESTÃO 1 4
2.2 QUESTÃO 2 4
2.3 QUESTÃO 3 5
3 PESQUISA 5
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

O plano de Negócios é uma ferramenta de muito utilidade ao empreendedor. Com ele fica mais fácil obter um financiamento para o empreendimento, além de servir como um guia a serseguido aumentando as chances de sucesso.
Um novo empresário/empreendedor que se nega a utilizar o plano de negocio pode estar a caminho da falência mesmo no inicio de seu negócio, pois a empresa não irá para frente só contando com a sorte.
O plano de negocio não tem que ser necessariamente algo sofisticado, complexo de difícil entendimento. Essa característica de plano de negociopodemos deixar para as grandes empresas. Para as pequenas e médias empresas o melhor é presar pela simplicidade para não se perderem ao meio do caminho.

QUESTÕES

2.1 – QUESTÃO 1

O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS E QUAIS AS VANTAGENS DE SUA ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL?

É uma forma de pensar sobre o futuro da empresa. É um documento utilizado para planejar um negócio damelhor forma.

Para Salim t al. (2001, p16), trata-se de um documento que caracteriza o negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros.

A elaboração e utilização do Plano de negócio permitem ao empreendedor conhecer pontos fracos e fortes relacionados ao negócio, identifica asoportunidades e as ameaças, e com isso diminui os riscos de fracasso.

2.2 – QUESTÃO 2

QUAIS OS PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM UM PLANO DE NEGÓCIOS? NA SUA OPINIÃO EXISTE UM ELEMENTO EM ESPECIAL NO PLANO DE NEGÓCIOS QUE APRESENTA UM GRAU DE IMPORTÂNCIA MAIOR EM RELAÇÃO AOS DEMAIS? JUSTIFIQUE.

Principais elementos que constituem um plano de negocio são: sumário executivo, apresentação daempresa, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro, avaliação do plano, documentação de apoio.

Todos os elementos são de suma importância no plano de negócio, mas em minha opinião o PLANO FINANCEIRO interfere em todos os outros elementos, pois ele é usado para conduzir as atividades dentro dos parâmetros planejados, portanto deve ser bem estruturado.

– QUESTÃO 3

POR QUE OSEMPREENDEDORES DEVEM UTILIZAR O PLANO DE NEGÓCIOS ANTES DE SE AVENTURAREM EM SEUS EMPREENDIMENTOS E NO MERCADO?

Para avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional;

Comparar o previsto com o que foi realizado e descobrir se o planejado está sendo realizado;

E também porque facilita a obtenção do capital de terceiros (sócios ouagentes financeiros).

3. PESQUISA

CASO DE SUCESSO – GOOGLE

Na segunda etapa da produção textual pede-se para pesquisar e relatar um caso de empreendedorismo no Brasil, mas no momento em que eu pesquisava em sites como SEBRAE e outros, começou na ManagementTV um programa onde apresentam a empresa GOOGLE, sua história, seus funcionários e suas atividades, deixei o trabalho por um instantepara ver o programa e após quando voltei à pesquisa não pude deixar de pensar neste como um dos Casos de Empreendedorismo mais eficientes do século 21, então fui na página do próprio GOOGLE e pesquise casos de sucesso google, e pronto, fui direcionada à página http://www.casodesucesso.com/?conteudoId=8, onde é relatado este caso de sucesso, e apesar de não ser um caso de empreendedorismo no Brasilcomo pedido no trabalho é um Caso mundial que tem o Brasil em primeiro lugar em tempo gasto em sites do Google, sendo:

Rede Social: Orkut  tem 96% do tempo;
Multimídia: YouTube tem  92% do tempo;
Mapas: Google Maps tem 71% do tempo;

Nada foi muito convencional na trajetória da Google. Larry Page e Sergey Brin, fundadores da Google, se conheceram em um curso de...
tracking img