Figuras de linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Figuras de Linguagem

Figuras de linguagem ou figuras de estilo são estratégias que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor. São formas de expressão mais localizadas em comparação ás funções da linguagem, que são características gerais do texto. Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas.É muito usada no dia-a-dia das pessoas.
As figuras de linguagem subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e/ou figuras de palavras.

Figuras de palavras ou tropos
Alegoria – consiste na acumulação de metáforas referindo-se ao mesmo objeto. É uma figura poética que expressa uma situação global por meio de outra que a evoque e intensifique o seusignificado. Na alegoria, todas as palavras estão transladas para um plano que não lhes é comum e oferecem dois sentidos completos e perfeitos – um referencial e outro metafórico.
Exemplo: Papai Noel. – alegoria do Natal.

Ambiguidade – consiste na interpretação de duas ou mais maneiras de um determinado trecho, por efeito da anfibologia ou do uso de polissemias. A ambiguidade muitas vezes é um vício delinguagem, mas também pode ser um valioso recurso estilístico, na medida em que ele abre o texto para duas ou mais interpretações.
Exemplo: Márcio foi a casa de Pedro e beijo sua mulher. - não se sabe se é a mulher de Pedro ou de Márcio.

Antífrase – consiste na utilização de uma palavra com o sentido contrário àquele que se tem normalmente. A antífrase é facilmente confundida com as figurasda ironia, sarcasmo, eufemismo e sátira.
Exemplo: Bonito, hein! – para alguém que cometeu um erro

Antítese – consiste na oposição de uma ideia a outra, sem impedi-la nem torná-la absurda. As ideias em si podem ser diametralmente opostas ou até excludentes.
Exemplo: Estava mais morto do que vivo. - oposição de ideias

Antonomásia ou Perífrase – consiste na substituição de um nome própriopor um nome comum, ou vice-versa, ou ainda pela denominação de alguém por meio de suas características principais ou por fatos marcantes de sua vida.
Exemplo: A cidade maravilhosa. – referindo-se ao Rio de Janeiro

Apóstrofe – consiste em interromper a narração para dirigir a palavra a pessoas ausentes ou ao leitor. Sintaticamente, a apóstrofe exerce a função de vocativo dentro de uma sentença.Exemplo: Pai nosso que estás no céu. - enfatizando Deus

Cacofonia – consiste nos sonos desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação de palavras, que ao serem pronunciadas podem dar um sentido pejorativo, obsceno, ou mesmo engraçado. A cacofonia pode construir-se em um dos chamados vícios de linguagem, e devem ser evitados, tanto na linguagem coloquial quanto na escrita.Exemplo: Por cada. - lendo rápido forma porcada

Catacrese – consiste no emprego de um termo figurado por falta de outro termo mais apropriado. É um tipo de metonímia ou metáfora que, de tão usada, já deixou de ser considerada como tal pelos falantes.
Exemplo: A perna da mesa.- a mesa não teria perna

Comparação por símile – consiste na comparação de dois elementos que não pertencem a mesmacategoria (depende do contexto)
Exemplo: Ela é tão bela como um sim em uma sala negativa. - objeto, mulher comparado a uma sala.

Comparação simples – consiste na aproximação entre dois elementos que se identificam, ligados por conectivos comparativos explícitos – feito, assim como, tal, como, tal qual, tal como, qual, que nem – e alguns verbos – parecer, assemelhar-se e outros.
Exemplo: Ele é tãoesperto assim como seu primo. - comparação entre duas pessoas.

Disfemismo – consiste na intensificação do caráter desagradável ou pejorativo de uma expressão, substituindo-a por outra mais ofensiva ou humilhante.
Exemplo: Pintor de rodapé. – pessoa baixa
Gradação – consiste na apresentação de ideias em progressão ascendente (clímax) ou descendente (anticlímax)
Exemplo: Estava pobre,...
tracking img