Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Esse planejamento de marketing tem o intuito de fazer uma análise geral,
desde a fundação até a situação atual, da empresa de transportes aéreos TAM
Linhas Aéreas, hoje considerada líder de mercado e a melhor companhia aérea
brasileira dos últimos dez anos.
A empresa está sendo analisada de uma maneira detalhada, destacando seus pontos fortes e fracos. Também está descritauma análise de mercado cuja finalidade é analisar o potencial da empresa para seu crescimento.
Com o estudo de posicionamento, micro e macroambiente, situação atual
e tendências, entre outros tópicos, será permitido ter informações precisas sobre as reais condições da TAM.

2. PÚBLICO-ALVO

Desde o início de suas operações, a TAM sempre teve como público-alvo
os executivos, mesmo porque, oprincipal serviço prestado pela TAM é a qualidade e eficiência no atendimento. O transporte em si, para a empresa, torna-se um fator secundário. Um motivo maior que podemos ilustrar de maneira mais clara é o valor das tarifas cobradas pela empresa. Sempre foi uma das mais caras do mercado e, atualmente, mantém o preço um pouco mais elevado, mesmo com a concorrência acirrada que aumentou com achegada de uma nova companhia aérea (mesmo que esta companhia ofereça um serviço diferente do convencional).

No entanto, a TAM procura, na medida do possível, oferecer tarifas bastante
competitivas para que, assim, consiga atingir todo o público usuário do transporte aéreo.

Para atingir esse objetivo, a TAM conta com os acordos comerciais com as
operadoras de turismo (vendas de passagens efretamentos de aeronaves), acordos governamentais (descontos para funcionários do governo) e acordos com grandes empresas, entre outros.

3. A TAM HOJE

O Grupo TAM atua no transporte aéreo regular, com venda de passagens
aéreas, fretamento de aeronaves, representação de empresas, venda de componentes e na prestação de serviços de manutenção e hangaragem de aeronaves.

Sob o controle da holdingTAM Companhia de Investimento em Transportes (TAM CIT), estas são as empresas que integram o grupo:
Desde de dezembro de 2000, a TAM Linhas Aéreas S/A se dividia em duas empresas distintas: a TAM Transportes Aéreos Regionais S/A e TAM Transportes Aéreos Meridionais S/A.

Os mais relevantes projetos de conclusão dos cursos MBAs 2005
A TAM Transportes Aéreos Regionais S/A detinha 55% do mercadoaéreo
regional, servindo trinta e nove cidades brasileiras. Operando a partir do Aeroporto de Congonhas, localizado na cidade de São Paulo, a empresa atendia a importantes municípios do interior paulista e grandes pólos econômicos do Brasil. Faz a Super Ponte TAM entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Opera com os Jatos F-100 e com osmodernos Airbus A319 e A320.

A TAM Transportes Aéreos Meridionais S/A teve início em 1986 com a
compra da Votec. Nasceu assim a Brasil-Central, criada para atuar nas regiões
norte e centro-oeste do País. No mesmo ano, foi obtida a concessão para operar no Aeroporto Internacional de Guarulhos e transformar a Brasil-Central em TAM Meridional, segunda maior empresa aérea nacional, operando com asmais modernas aeronaves do mundo: Airbus 319, Airbus 320, Airbus 330-200 e também os jatos F-100.

Com o crescimento das empresas, se fez necessária a unificação de razão
social de forma que representasse a atuação em linhas regionais, nacionais e
internacionais. Em dezembro de 2000, a TAM Transportes Aéreos Regionais S/A. foi incorporada pela TAM Transportes Aéreos Meridionais S/A, que tevesua razão social alterada para TAM Linhas Aéreas S/A.

Sua operação iniciou-se em setembro de 1996, quando foram adquiridas 80% das ações da LAPSA (Linhas Aéreas Paraguaias) junto ao governo do
Paraguai. A TAM Mercosur obteve também concessões para atuar em rotas internacionais na América do Sul e Europa a partir de Assunção, no Paraguai.

Fundada em 1994, atua em rotas domésticas dentro do...
tracking img