Plano de marketing kombi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VEÍCLULO KOMBI
Trabalho de Gestão de Marketing

Introdução
O objetivo do trabalho é analisar o posicionamento da marca Kombi, fabricada pela Volkswagen, mostrando um plano estratégico de marketing.

História
O nome Kombi vem do alemão Kombinationfahrzeug que quer dizer "veículo combinado" ou "veículo multi-uso". O conceito por trás da Kombi surgiu no final dos anos 1940 com a idéia doimportador holandês Ben Pon, que anotou em sua agenda desenhos de um tipo de veículo inédito até então, baseando-se em uma perua feita sobre o chassi do Fusca. Os primeiros protótipos tinham aerodinâmica terrível, porém retrabalhos na Faculdade Técnica de Braunschweig deram ao carro, apesar de sua forma pouco convencional, uma aerodinâmica melhor que a dos protótipos iniciais com frente reta. Testesentão se sucederam com a nova carroceria montada diretamente sobre a plataforma do Fusca, porém, devido a fragilidade do carro resultante, uma nova base foi desenhada para o utilitário, baseada no conceito de chassi monobloco. Finalmente, após três anos passados desde o primeiro desenho, o carro ganhava as ruas em 8 de março de 1950.
O grupo Brasmotor passou a montar o carro no Brasil em 1953 e apartir do dia 2 de setembro de 1957 sua fabricação, o que faz do veículo o primeiro Volkswagen fabricado no Brasil, e o que esta há mais tempo em produção.
O Brasil é o único lugar no mundo onde o modelo ainda é produzido.

O rascunho que deu origem à Kombi

[pic]

HISTÓRIA NO BRASIL
❖ 1950: Ano de seu lançamento na Alemanha e inicio das vendas no Brasil, importada pelo GrupoBrasmotor (proprietário da marca Brastemp).
❖ 1953: Início da montagem no Brasil, com as peças importadas (o chamado "sistema CKD, "Completely Knocked Down) ainda pelo Grupo Brasmotor.
❖ 1957: Inicio da produção no Brasil pela Volkswagen no dia 2 de setembro, com nacionalização de peças e motor 1200cc.
❖ 1967: Motor 1500cc
❖ 1976: Primeira reestilização, motor 1600cc.Inicialmente a Volks pretendia fazer a reestilização completa, deixando a Kombi nacional com a porta corrediça e as três janelas grandes e cada lado, mas, aparentemente para cortar custos, a fábrica escolheu combinar a frente (com as portas dianteiras) e a traseira (apenas as lanternas) do modelo internacional com a carroceria do modelo nacional, de 12 janelas laterais, tornando assim a carroceria domodelo fabricado de 1976 a 1996 uma exclusividade brasileira.
❖ 1981: Início das vendas do modelo com motor Diesel, refrigerado a água e radiador dianteiro. Utilizava o motor Diesel 1,5l que equipava o Passat exportação. Em 1981 os piscas traseiros voltam a ser na cor âmbar (eram vermelhos de 1976 a 1980).
❖ 1982: Lançamento da pick-up Kombi com cabine-dupla.
❖ 1983: A Kombi ganhafreios a disco na dianteira, que são mais eficientes, e consequentemente adquire novas rodas (tendo os seus cinco furos de fixação mais próximos uns dos outros e novas calotas de perfil mais plano) para melhorar a ventilação desse novo sistema de freio.
❖ 1997: Segunda reestilização, porta lateral corrediça e injeção eletrônica. Finalmente o modelo ganhava porta corrediça e carroceriasemelhante aquela conhecida no resto do mundo, embora o teto elevado em 11 cm seja único do modelo brasileiro.
❖ 2000: Último ano de fabricação da versão pick-up.
❖ 2006: Novo Motor 1400, refrigerado a água, nova grade dianteira para o radiador e novo painel.
❖ 2009: As mudanças são discretas. Há a adoção do "brake-light" (terceira luz de freio) de série na extremidade do teto, enova grade dianteira levemente reestilizada com novas aletas para refrigeração.

A Kombi está (ou já esteve) disponível no Brasil como:

[pic][pic][pic][pic][pic]

[pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic]

CPV – Ciclo de Vida do Produto

Conforme pesquisas e analisando o histórico da Kombi, com todos os modelos já criados, identificamos que ela está em pequeno declínio..............
tracking img