Dificuldade da leitura e escrita nas series inciciais do ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JOANA SOUZA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Linguagens – Eadcon – como requisito parcial para obtenção o Grau de Especialista.



TAGUATINGA – TO
2009
TERMO DE APROVAÇÃO

JOANA SOUZA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão de Cursoapresentado ao Curso de Pós-Graduação em Linguagens – Eadcon – como requisito parcial para obtenção o Grau de Especialista.
Aprovado pela banca examinadora:

Taguatinga – TO, _____/_____2009.

________________________________________________
Profº.
(Coordenador do Curso)

________________________________________________
Profº. Msc.
(Orientador)

Profº.
(Membro da banca)________________________________________________
Profº.
(Membro da banca)

Taguatinga – TO
Março de 2009
DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho para minha família como profundo reconhecimento de compreender o sentido da minha luta privando-se muitas vezes, do meu convívio.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos os meus amigos, a confiança e o incentivo dados. Aos colegas de curso pela amizade. A todos que,direta ou indiretamente, colaboraram para a realização deste trabalho.

EPÍGRAFE

“... basta uma pequena semente para fazer brotar e crescer uma árvore enorme, que dará muita sombra, flores perfumadas e frutos saborosos. Quem sabe cada um de nós não é a generosa jardineira que vai plantar e regar com paciência e amor esta pequena semente?”.Marcos Bagno
Resumo

Sabendo da importância que a leitura e a escrita tem nas series iniciais do Ensino Fundamental é que se propôs desenvolver este Projeto de Pesquisa, objetivando trabalhar a leitura e a escrita de forma que a criança esteja em contato com a diversidade de recursos, os quais explorados pelos professoresproporcionarão no aluno uma boa qualidade de ensino e aprendizagem. A criança ao estar em contato com diversos livros e textos terá a oportunidade de ampliar novos horizontes no mundo letrado, em contato com novas situações que o leve a despertar para o gosto da leitura e escrita, o enriquecimento do vocabulário como também, desenvolver suas habilidades discursivas, tanto orais como escrita. Aocolocar-se o ler e o escrever ainda como desafios, deve-se ter em mente que formar o leitor é também compreender e conhecer esse modo de ser oral de nossa cultura urbana, o qual disputa terreno com a tradição escrita, com seu apelo facilitador à inteligibilidade do mundo. Situá-los nesse ambiente de turbulência cultural, enfrentando o sem negá-lo ou ignorá-lo, estar em seu meio e a partir deleutilizar seus recursos, dirigir uma proposta política/ético-estética ao aluno, para integrá-lo a uma compreensão de mundo que vise à interação com tudo que esta carrega de coerências e contradições. Portanto, aprender a ler escrever, alfabetizar-se é, antes de qualquer coisa, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica que vincula linguagem e realidade. Aaprendizagem da leitura e a alfabetização são aros de educação e educação é um ato fundamentalmente político.

Palavras-chave: Ler; Escrever; Metodologia; Aprendizagem; Conhecimentos

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................08
1. MAPEANDOCAMINHOS......................................................................................10
1.1 TEMA...................................................................................................................10
1.2 DELIMITAÇÃO TEMA..........................................................................................10
1.3 PROBLEMA DA PESQUISA................................................................................10
1.4 OBJETIVO DA...
tracking img