Plano de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Contabilidade Básica, entendendo melhor como funciona um plano de contas em uma entidade.

Introdução
Planos de contas é um documento feito por entidades para conseguir ter certo controle sobre o andamento da empresa. É um conjunto contas em função do ramo de atividade e porte de cada empresa. Nesse plano são apresentadas as contas, títulos edescrição de cada uma, tendo como finalidade servir de guia para o registro e a demonstração dos fatos contábeis.
O plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, pois é com ele que se estabelece o banco de dados com informações para geração de todos os relatórios e livros contábeis.
“Assim como o construtor precisa de uma planta para fazer uma casa, o contador precisado plano de contas para fazer a contabilidade.”















PLANOS DE CONTAS
É um conjunto de CONTAS, chamado de Plano, porque, ele é criado antecipadamente ao uso de tais contas. E deve ser entendido como um conjuntode normas, como um sistema, como uma grande peça contábil, visando estabelecer tudo o que diz respeito às contas a serem adotadas nos registros de uma empresa ou de uma entidade.
O plano de contas é o principal instrumento de controle econômico-financeiro. Ele facilita o fornecimento de informações gerenciais; permite a uniformização das demonstrações contábeis; propicia informações paraacompanhamento e analise do desempenho da empresa.Alem disso, possibilita certa forma de controle do patrimônio da empresa. O plano deve considerar as características individuais de cada empresa, quanto ao seu porte, se micro, pequena, média ou grande, seu ramo de atividade com suas peculiaridades e sua estrutura organizacional.
O principal objetivo do plano é estabelecer normas deconduta para registro das operações da organização. E normalmente é composto de quatro grupos.
·      ATIVO - CONTAS DEVEDORAS
·      PASSIVO - CONTAS CREDORAS
·      DESPESAS - CONTAS DEVEDORAS
·      RECEITAS - CONTAS CREDORAS
Estes grupos por sua vez também se dividem em subgrupos, os quais vamos analisar:
1.ATIVO:

1.1 ATIVOCIRCULANTE - Este grupo agrega as contas que representam os valores disponíveis em caixa, em bancos, os valores a receber até a data do próximo balanço, os estoques e as despesas pagas antecipadamente e que influenciarão os resultados do exercício seguinte. Este grupo pode ser dividido em outros subgrupos de acordo com as necessidades e conveniências.

1.2 ATIVO REALIZAVEL A LONGO PRAZO- Este grupoagrega as contas que representam os valores a receberque só venham a vencer após o balanço seguinte.

1.3 ATIVO PERMANENTE – Neste grupo agregam-se as contas representativas dos bens adquiridos com caráter permanente, adquiridos com a intenção de usá-los, sem a intenção de revendê-los. Este grupo se divide em três outros grupos distintos:

1.3.1 INVESTIMENTOS - Agrupa as contas que representamas aplicações de recursos financeiros em outras empresas ou em bens que não mantenham relação com a atividade objeto da empresa;

1.3.2IMOBILIZAÇÕES – Aqui se agrupam as contas que representam as aplicações de recursos financeiros que visam a manutenção da atividade objeto da empresa e a s respectivas contas de regularização.

1.3.3DIFERIDO - Este é o grupo que agrega as contas querepresentam as despesas que influenciarão o resultado de vários exercícios futuros, tais como:
despesas pré-operacionais
benfeitorias em imóveis de terceiros.
2. PASSIVO:

2.1 PASSIVO CIRCULANTE - Reúne as contas representativas das obrigações da empresa, vencíveis no decurso do exercício seguinte;
2.2 PASSIVO EXIGIVEL A LONGO PRAZO - Agrupa as contas que representam as...
tracking img