Plano de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é um plano de contas?
Plano de Contas é uma peça da técnica contábil que estabelece previamente a conduta a serem adotados na escrituração, através da exposição das contas em seus títulos, funções, na escrituração, através da exposição das contas em seus títulos, funções, funcionamento, grupamentos, análises, derivações, dilatações e reduções. É um conjunto de normas e intitulação decontas, previamente estabelecido, destinado a orientar os trabalhos da escrituração contábil.

O que é uma conta?
É um conjunto de levantamentos, refletindo um elemento ou componente formado ou em formação, efetivo ou potencial, de um patrimônio aziendal ou de terceiros, do qual exprime, geralmente, a variável grandeza em uma dada medida, quase sempre monetária.

PARTES QUE SE COMPÕE UM PLANODE CONTAS

1. Elenco das Contas
É a relação dos títulos das contas.
2. Função das Contas
Função de uma conta é a sua ação, ou, ainda, para que serve, qual o papel que desempenha na escrituração; pode ainda ser conceituada como sendo a explicação do objeto da conta, ou, então, a expressão descritiva da natureza dos fatos registráveis na conta.
3. Funcionamento das Contas
Estabelecem arelação da conta com as demais outras e evidencia como se comporta diante de seu objeto. Demonstra como se debita a conta, como se credita, qual a natureza de seu saldo, quais as ouras contas que normalmente com ela estabelecem contato.
4. Regulamentos e Convenções
* Os Graus das Contas nos Planos – são análises que procedem nelas, de modo que a dependente tenha sempre classificação inferior comrelação à principal. O grau é uma medida de dependência na análise das contas.
* Quantidade de contas que deve ter um plano – Um plano de contas deve ter tantas contas quantas forem necessários para expressar com a devida clareza os fatos ocorridos na vida de um patrimônio. Entretanto, não se deve ser prolixo e entrar em detalhes que, muitas vezes, não interessam à orientação patrimonial. Umplano de contas deve conter um número de contas que realmente esclareça bem os fatos sucedidos em um patrimônio, em um período de tempo. O desejo de usar contas demasiadamente gerais é um dos mais graves erros que se podem cometer contra a técnica.
* Características de um bom Plano de Contas – é aquele elaborado rigorosamente dentro das normas técnicas e em perfeita coadunação com asnecessidades da empresa.
* Planos Especiais – além do Plano de escrituração contábil geral e da escrituração de Custos, podem existir outros planos de natureza especial. Tais planos visam a atender parte de uma gestão patrimonial, apurações isoladas relativamente a períodos de tempo ou a centros de operações.
* Utilidade do Plano de Contas – A principal utilidade do Plano de Contas é a deservir de meio de orientação na escrituração contábil, possibilitando a unidade de trabalho e protegendo a empresa contra os erros naturais motivados pela ausência de sistematização.

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL

1. ATIVO
1.1. CIRCULANTE
1.1.1. DISPONIVEL (serão classificados neste subgrupo os valores em numerários disponíveis em caixa, os depósitos bancários com direito a imediatautilização, bem como valores equivalentes, como cheques em mãos e em trânsito e que representam recursos com livre movimentação).
CAIXA
Função: a conta CAIXA destina-se ao registro do numerário em moeda corrente nacional, que será utilizado no pagamento de valores em dinheiro e para registrar eventuais recebimentos também em dinheiro. Parte de seu saldo pode ser destinada ao atendimento depequenas despesas, cujo saldo ficará contabilizado em RECURSOS DE CAIXA PEQUENO.

Funcionamento: DEBITADA pela entrada de dinheiro e CREDITADA pelos pagamentos em dinheiro.

Natureza: DEVEDORA

BANCOS CONTA MOVIMENTO
Função: registra a livre movimentação diária dos recursos depositados em bancos que possam ser sacados mediante a emissão de cheques compensados nas Câmaras de Compensação....
tracking img