Plano de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de contas
a.) CONTAS - Conceito

Conta é um nome técnico que identifica cada componente patrimonial (bem, direito ou obrigação), bem como identifica um componente de resultado (receita ou despesas).
Todos os acontecimentos que ocorrem durante a gestão patrimonial de uma entidade, tais como compras, vendas, pagamentos, recebimentos, etc. são registrados contabilmente em suas respectivascontas. Por exemplo: dinheiro em caixa, conta caixa; dinheiro em banco, conta Banco; mercadorias em estoque, conta Mercadorias, etc.
As contas se apresentam em sistemas de contas que representam o conjunto de todas as contas utilizadas nos registros contábeis da entidade.

b.) CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS
As contas são classificadas em dois grandes grupos: as contas patrimoniais e as contas deresultado.
As Contas Patrimoniais são as que representam os elementos componentes do Patrimônio. Dividem-se em Ativas (Bens e direitos) e Passivas (Obrigações e PL).
As Contas de Resultado são as que representam variações no patrimônio da entidade. Dividem-se em Despesas e Receitas:
• As Despesas caracterizam-se pelo consumo de bens e pela utilização de serviços, com o objetivo de obterreceitas. Como exemplo, podemos citar a energia elétrica consumida, o material de expediente, os salários pagos, etc. Vejamos algumas contas que representam despesas:
- água e esgoto
- aluguéis passivos
- descontos concedidos
- despesas bancárias
- fretes e carretos
- impostos
- material de expediente
- juros passivos
- luz e telefone
- matérias de limpeza
- salários
- prêmio de seguros
-café e lanches
• As Receitas decorrem da venda de bens ou da prestação de serviços. Há menos contas de receitas que de despesas; vejamos as mais comuns:
- aluguéis ativos
- descontos obtidos
- juros ativos
- vendas de mercadorias
- receita de serviços
- comissões ativas
c.) CONTAS DE RESULTADO PODEM REPRESENTAR TANTO UMA DESPESA QUANTO UMA RECEITA.
Há casos em que uma mesma conta deresultado poderá representar tanto uma receita como uma despesas. É o caso das contas Aluguéis, Juros e Descontos, por exemplo.
Nesses casos, a classificação da conta como receita ou despesa deve ser feita observando-se o adjetivo que segue na denominação da conta.
• Os adjetivos: Ativos, Recebidos, ou Auferidos representam idéia negativa, de aumento do patrimônio. Nesses casos, a ideia de receita.• Os adjetivos: Passivos, Pagos ou Concedidos representam ideia negativa, de diminuição patrimonial. Nestes casos, a ideia de despesas.
Dentro desse contexto, podemos interpretar algumas contas da seguinte forma:
- aluguéis passivos é conta de despesa
- aluguéis ativos é de despesas
- juros ativos é receita
- juros passivos é despesa
- descontos concedidos é despesas
- descontos obtidosé receita
- descontos ativos é receita
- descontos passivos é despesa
- juros ativos é receita
- juros passivos é despesas
- juros pagos é despesas
- juros recebidos é receita



d.) FUNÇÃO DAS CONTAS
As contas exercem um papel de grande importância no processo contábil. É através das contas que a contabilidade consegue atingir seu objetivo e sua finalidade. No primeiro caso,permitindo o controle do patrimônio através dos registros contábeis; e no segundo caso, fornecendo informações qualitativas e quantitativas acerca do patrimônio através de seus demonstrativos.
e.) O PLANO DE CONTAS
O plano de contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as tarefas do setor contábil de uma entidade, uniformizando os seus registros contábeis. É uminstrumento de grande importância nos processos contábeis de uma entidade.
Cada empresa deverá elaborar o seu plano de contas de acordo com suas necessidades, e tendo em vista os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos, as normas da lei 6.404/76 e a legislação específica do ramo de atividade da empresa.
f.) COMPOSIÇÃO DO PLANO DE CONTAS
São três as partes principais que podem compor um plano de...
tracking img