Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor: Ana Paula Pereira Schaffeln

Faixa Etária dos Alunos e Série: Alunos entre 15 e 16 anos do 1º ano do Ensino

Especificações Sócio-contextuais dos alunos (nível social e de conhecimento que você supõe para os alunos etc.)

Assunto da Aula:

* Leitura e atividades relacionados a contos de aventuras.
* Leitura e elaboração de textos, considerando o destinatário, suafinalidade, seus espaços de circulação e as características do gênero proposto - narrativas de aventura.
* Relato de opiniões, conhecimento por meio de argumentos verbais através das interpretações textuais;
* Análise e reflexão das dificuldades da língua em textos orais e escritos;
* Significação vocabular, denotação e conotação, ideias primárias e secundárias, informações implícitas,explícitas e ambíguas ;
* Estudo dos tipos de personagens tais como: protagonista, antagonista, coadjuvante, herói, anti-Herói, personagem plana e personagem esférica.

Objetivos

* Apreciar a leitura de um clássico da literatura.
* Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integrada à organização do mundo e à própriaidentidade.
* Reconhecer a língua como um conjunto heterogêneo de variedades linguísticas.
* Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
* Relacionar informações representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir textos, cujos gêneros estejam ligados ànarração.
* Identificar os elementos textuais que caracterizam o gênero em estudo.
* Identificar o tema central, as ideias primárias, secundárias, explícitas, implícitas, bem como as marcas linguísticas alusivas ao texto;
* Utilizar linguagens nos três níveis de competência: interativa, gramatical e textual.
* Ler e Interpretar.
* Compreender o papel precursor das narrativas míticas daGrécia Antiga para o acervo universal de contos de aventura.
* Diferenciar os tipos de personagens.
* Compreender o que é a figura do herói e o sentido que a aventura tem para sua trajetória.
* Apropriar-se da linguagem típica das narrativas de aventura.

Texto(s) de Apoio(s):

Os textos a serem trabalhados são os 12 mitos apresentados na obra " O menino que caiu do céu” de Lucy Coats,abra a qual foram reunidas algumas histórias de deuses e deusas que estão entre as favoritas de todos os tempos: Teseu e o Minotauro, Dédalo e Ícaro, Perséfone e o Mundo Inferior, Perseu e a Medusa, o rei Midas, Héracles e seus doze trabalhos... E, além desses personagens bastante conhecidos de todos nós, a autora traz ainda as aventuras de outros menos famosos - como Eós, Selene e Endimião,Danae, Europa e Deucalião -, mas não menos fascinantes.


Metodologia (aqui você explicará passo a passo o que fará na aula com os alunos, mostrando todos os procedimentos a serem seguidos)

1º momento:
Solicitar a turma a leitura do primeiro conto O mais forte dos homens (p. 119 a 121), no qual é apresentada a figura de Héracles (como é chamado esse herói na mitologia grega) ou Hércules (comochamado na romana), suas origens.

Explicar aos alunos que as histórias míticas, ou mitos, são narrativas orais que passavam de geração para geração, recebendo de cada um delas uma contribuição narrativa, o que dava origem a diversas versões do original. Os mitos gregos sempre apresentam heróis que enfrentam situações difíceis e delas saem vitoriosos ou derrotados. Essas narrativas contêmreflexões sobre a condição humana e são exploradas até hoje por muitas outras áreas do saber além da Literatura, como a Antropologia, a Psicologia, a Filosofia e a Arte.
Indique que essas narrativas determinaram o que hoje chamamos de herói e seu papel nos contos de aventura.

Com base no texto lido, elabore com os alunos os contornos iniciais da figura do herói Héracles, enfatizando seu caráter e...
tracking img