Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de aula: 21/04/2012

Tema: Dia de circo!

Objetivos: falar sobre a importância do sorriso, da alegria e da gargalhada para a saúde.

Objetivo geral: restaurar a importância da arte circense na construção do conhecimento, oportunizando a ampliação da cultura; despertar o interesse pela história do circo; incentivar a aprendizagem com alegria; valorizar a riqueza e a diversidade depossibilidades, que contribuem na comunicação por meio da linguagem artística; ampliar os conhecimentos prévios da criança: incentivar a brincadeira, possibilitando o desenvolvimento da autonomia e o confronto com sentimentos variados; trabalhar a criatividade e a cidadania;

Atividade I: Conversa de circo

Em uma roda de conversa, pergunte à classe quem gosta e quem já foi ao circo, qual dospersonagens eles mais gostam e se alguém tem fotos tiradas com algum deles. Se houver; peça que traga para mostrá-las aos amigos, assim como se tiver alguém que já representou um palhacinho ou algum outro personagem de circo, que traga fotos ou filmes caseiros para exibi-los ao grupo.
Se na família de algum aluno tiver profissionais que trabalham ou já trabalharam no circo, aproveite a oportunidadepara convidá-lo a escola e prepare uma surpresa para homenageá-lo. É possível que, na comunidade existam esses profissionais, que estão no anonimato, portanto, garimpe essas preciosidades e apresente-lhes a proposta de trabalhar o circo, reproduzindo um picadeiro na sala de aula e deixando toda a escola com cara de circo. Oriente uma pesquise com as famílias sobre o circo, solicitando-lhes quetragam fotos, imagens, panfletos e que descrevam suas experiências sobre o tema. Em uma roda de conversa, permita que as crianças tragam as informações e materiais obtidos, que devem ser socializados. Se possível, também traga imagens antigas para que crianças observem e comparem como era o circo antigamente e nos dias atuais, possibilitando a construção da noção de tempo.

Atividade II: Ummágico no pedaço

Consiste em resgatar as mágicas realizadas no circo e pesquisar com os familiares e amigos aqueles truques realizados em encontros familiares e festinhas de aniversário, para reproduzi-las na escola para os colegas. Todas essas experiências devem compor o espetáculo circense idealizado. Uma vez concluída mais essa obra de arte, as paredes da sala ganham outro personagemimportante. Enriqueça e dê vida ao mágico complementando-o com o coelho ou pombos saindo da cartola, uma moeda saindo de trás da orelha, uma flor saindo da bengala, entre outros truques que tanto encantam os pequenos.

Passo a passo:
1- Faça a cartola com um retângulo de papel color set ou papel em um tamanho proporcional à cabeça do traço do personagem feito no Kraft. Para fazer a aba, recorte outroretângulo de papel, com cerca de 2 cm de altura e 4 cm mais largo que a base da cartola, onde deverá ser colocado.
2- Para fazer os pombinhos, recorte um círculo de papel sulfite colorido ou lumini com 21 cm de diâmetro e dobre-o no meio.
3- Dobre-o novamente ao meio.
4- Abra todas as dobras e leve as extremidades opostas superiores para baixo até as marcações feitas.
5- Com o bico da peça viradopara a esquerda, dobre-a ao meio, na horizontal.
6- Leve a extremidade oposto até o bico para baixo até a marcação eita ao meio.
7- Abra a dobra feito no passo anterior e faça um corte diagonal no vinco que ficou demarcado.
8- Dobre as partes de baixo para cima para formas as asas. Faça o bico e desenhe o olho do pombo para finalizar.
9- Forre as partes do corpo personagem com recortes depapel para acompanhar a dobra do cotovelo. Faça também. Faça também o recorte para os sapatos e a meia. Então é só montar, colocando a cartola, as pombas e a varinha, também feita com color set, bem como uma florzinha na lapela feita com um pompom de crepom.


Atividade III: Bailarinas

Permita que as meninas que têm experiência com balé sugiram os passos para serem contornados. Finalizada...
tracking img