Barramentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSADORES

Edilson Lemos de Almeida Evandro Pereira Suzana Brasil dos Santos Lemos de Almeida

SUMÁRIO
O que é?  Função  O que faz um processador  História  Modelos  Cuidados  Conclusão


HISTÓRIA


Como o conceito de processadores somente surgiu em 1970, os computadores das décadas anteriores (40, 50 e 60) utilizavam formas primitivas de processamento comparadas com asatuais. Na verdade, para executar operações diferentes, era necessário trocar cabos manualmente entre conectores distintos. No ano de 1960, a IBM lançou o seu “IBM 7030 Stretch”, considerado como o primeiro computador totalmente processado através de transístores, no lugar das válvulas. Seguindo a tecnologia "Batch", seu usuário poderia incorporar funcionalidades “prontas” ao processador, por meiode circuitos impressos específicos. Por isso,era muito comum que unidades de processamento fossem compostas de vários componentes físicos.





Com o IBM 360, em 1964, os processadores passaram a usar o conceito de “circuito integrado”, interligando várias operações em um mesmo circuito. Entretanto, eles ainda eram compostos por várias peças distintas, mas em um número muito menorcomparado com o 7030 Stretch. Nos modelos apresentados acima, os processadores ainda não eram compostos por uma unidade central, mas por módulos interconectados entre si. Foi só no início da década de 70 que surgiram as CPUs desenvolvidas totalmente em circuitos integrados em um único chip de silício. Em 1945 teve a ideia de lançar uma unidade de processamento que realizasse diversas tarefas chamado deEdvac,o criador John Von Neuman,essa foi a origem dos processadores como conhecemos atualmente.





O QUE É?


O processador, é um circuito integrado de controle das funções de cálculos e tomadas de decisões de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele faz parte de um importante elemento do computador, a Unidade Central de Processamento. Hoje todos os circuitos echips dispostos em diversas placas que compunham a Unidade Central de Processamento estão integrados no microprocessador. Os processadores comuns trabalham apenas com lógica digital binária. Existem processadores simples, que realizam um número pequeno de tarefas, que podem ser utilizados em aplicações mais específicas, e também existem processadores mais sofisticados, que podem ser utilizados paraos mais diferentes objetivos, desde que programados apropriadamente.



O processador como já citado é o cérebro,tem a capacidade de realizar comandos e cálculos matemáticos e lógicos com muita rapidez e segurança. Os primeiros Pcs foram desenvolvidos utilizando o processador 8088 da Intel, a partir dai foram surgindo outros com maior capacidade de memória e de execução.





Aunidade de processamento, ou processador, ou CPU, fica acoplada na placa-mãe.



A CPU (ou processador) é composta por uma unidade de aritmética e lógica (ULA): é a unidade central do processador, que realmente executa as operações aritméticas e lógicas entre dois números.
Atualmente, a CPU é implementada fisicamente no processador, que tem um único chip, constituído por milhões detransistores, divididos em vários grupos de componentes, podendo-se citar entre eles as unidades de execução ,onde as instruções são realmente processadas.



FUNÇÃO



O processador tem 3 funções básicas:
Realizar cálculos de operações aritméticas e comparações lógicas. Manter o funcionamento de todos os equipamentos e programas, pois a unidade de controle interpreta e gerencia a execução decada instrução do programa e Administrar na memória central (principal) além do programa submetido, os dados transferidos de um elemento ao outro da máquina, visando o seu processamento. O processador se comunica com outros circuitos e placas que são encaixadas nas fendas, os "slots" ou seja, conectores da placa-mãe. O caminho pelo qual se dá essa comunicação entre o processador e as outras placas...
tracking img