Plano de aula sobre matrizes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Trabalho – Matrizes e Determinantes Tutora: ANA PAULA S. MUNIZ Professor – Cursista: Rosiney de Jesus Ferreira Grupo: 03 Período: 3º Bimestre Público Alvo: Alunos da 2ª Série do Ens. Médio do CIEP Brizolão Pablo Neruda - 050 Cidade/ Bairro: São Gonçalo / Laranjal Duração prevista: 3 semanas (12 aulas) Área de conhecimento: Matrizes e Determinantes

Objetivos: • Compreender o conceitode matriz. • Representar e interpretar uma tabela como uma matriz. • Identificar os elementos de uma matriz. • Reconhecer diferentes tipos de matrizes. • Compreender e realizar operações com matrizes. • Compreender e aplicar as propriedades das operações com matrizes. • Obter a transposta de uma matriz, a oposta e a matriz inversa com base em uma matriz dada. • Compreender o conceito dedeterminante de uma matriz. • Obter o determinante de uma matriz de ordens 1, 2 e 3. • Calcular o determinante de uma matriz pela regra de Sarrus.

As planilhas eletrônicas são programas de computador que servem para manipular tabelas cujas células podem ser relacionadas por expressões matemáticas. Para operar com uma planilha, em um nível básico, é preciso conhecimento matemático similar àquele necessárioao uso de calculadora, mas com maiores exigências quanto à notação de trabalho, já que as operações e as funções são defi nidas sobre as células de uma tabela em que se faz uso de notação para matrizes. Assim, é importante conhecer bem a notação matemática usada para expressar diferentes conceitos, em particular o conceito de função. BRASIL. Orientações Currriculares para o Ensino Médio: ciênciasda natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. P. 87.

Pré-requisitos • • Operações com números reais Equações do 1ºgrau

Material necessário: Cópia impressa em A4 das atividades fornecidas pelo professor. Programa Excel epreviamente instalado para a criação de tabelas Notebook acompanhado de um Data-Show

Organização da classe: Turma organizada em pequenos grupos(3ou 4 alunos), propiciando trabalho em grupo organizado e colaborativo.

Introdução
Nos computadores são utilizados programas que auxiliam na realização das mais diversas atividades. Entre esses programas, estão as planilhas eletrônicas ou folhas de cálculo, as quais permitem organizar informações, realizar cálculos, escrever expressões, além de oferecer recursos avançados para a construção degráficos e tabelas. Para organizar e representar dados, bem como realizar cálculos, essas planilhas utilizam tabelas formadas por uma grade composta de linhas e colunas.

Em Matemática, chamamos essa organização de dados numéricos em tabelas de matriz. No entanto, cabe lembrar que as matrizes também são utilizadas em outras áreas, como Física, Química, Engenharia ,Economia e informática.

Asmatrizes são compostas de linhas e colunas: as filas horizontais são as linhas e as verticais, as colunas. Cada número que compõe uma matriz é chamado elemento ou termo. Veja duas maneiras de representar uma matriz que possui três linhas e quatro colunas.

colunas Essa matriz é do tipo 3 X 4, ou de ordem 3 X 4, e lê-se matriz três por quatro. Linhas

Desenvolvimento

Tendo os alunos trabalhado,no início do 3º bimestre, os conceitos básicos de Matrizes, resolvendo problemas básicos que envolveram operações elementares , agora é a hora de avançarmos um pouco mais e aprofundarmos os conceitos abordados nas aulas e introduzirmos o conceito de matriz inversa através da proposta do Roteiro de Ação 2 - Matrizes Inversas e Decodificação de Mensagens, no qual aborda o assunto falando da relaçãoexistente entre as matrizes inversas e a decodificação de mensagens, esta atividade pode ser feita conjuntamente com os alunos para que ele comece a perceber tal relação. Após isso é interessante que os alunos sejam reunidos em , no máximo, três integrantes, e pedir a eles que leiam o texto apresentado. Após a leitura, oriente-os a escreverem o que não compreeenderam do texto. Em seguida, peça...
tracking img