Plano de aula skate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. JUSTIFICATIVA
Enfatizar a importância da prática consciente de esportes dentro e fora da escola tendo como princípio básico a formação lúdica.
2. PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Fundamental.

3. OBJETIVO
O objetivo de ensinar a modalidade Skate na escola é fortalecer a socialização, cidadania, o interesse pelo estudo e hábitos mais saudáveis. Dando um momento de interação aos alunos.4. CONTEÚDO
Ensinar o básico e passar a discrição de todas as modalidades, ensinado algumas na prática.

5. ETAPAS DO PROJETO
No primeiro momento deverá ser passado aos alunos a história do skate e suas modalidades. Em seguida ensinar o básico na prática e com o tempo as diversas modalidades.

6. ESTRATÉGIAS
A aula deve ser ministrada por meio de palestras, demonstrações de atletas eoficinas de skate, com o objetivo de levar os alunos para dentro do ambiente escolar enfatizando a importância da escola e da prática consciente do skate.

7. MATERIAIS
Espaço físico e alguns skates.

8. AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser feita através da observação, visualizando as dificuldades e agilidades dos alunos.
.








SKATE
Ainda não se sabe exatamente quando apareceu o skate,mas podemos dizer que foi no princípio dos anos 60 na Califórnia, em uma época aonde reinava o surf. Foram os surfistas que pegaram as rodas de seus patins, e colocaram em "shapes", para que assim pudessem surfar em terra firme.
Os skates eram muito primitivos, não possuíam nose nem tail, era apenas uma tábua e quatro rodinhas. O crescimento do 'surf no asfalto' se deu de uma maneira tão grandeque muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado skate, surgindo os primeiros skatistas da época.
Era uma época onde o free style dominava, os skatistas usavam e abusavam deste tipo de manobra. No ano de 1965 se comercializaram os primeiros skates fabricados industrialmente e começaram as primeiras competições. Esse esporte então teve seu auge em meados dos anos 70, quandoocorreu um fato que chocou a maior parte de todos os skatistas: a revista "Skateboarder", uma das mais importantes sobre o assunto, anunciou a sua mudança de planos, agora cobrindo assuntos sobre competições de Biker's.
Foi quando se deu a 'morte' do skate. Muitas pistas fecharam, e muitos abandonaram o esporte, apenas ficando os que realmente gostavam. Esses skatistas - que perderam suas pistas, suasrevistas, e tudo que era a respeito deles - lançaram-se a andar nas ruas, usando tudo que achavam no cotidiano como obstáculo. Daí se deu o street skate.
Anos 70
Lá pelos anos 70 houve o racionamento de água nos EUA, e muitas pessoas tiveram que esvaziar suas piscinas. Foi aí que os skatistas perceberam que essas piscinas vazias poderiam ser ótimos obstáculos. Surgia assim o 'skate vertical'.Anos 80
Nos anos 80 o skate volta ao seu auge, com a inovação dos skates, e a utilização das pistas em "U" - os half pipes. O skate retorna às suas origens de muitos adeptos, e com o aparecimento de vários nomes do skateboard mundial: Steve Caballero, Tony Alva, Tom Sims, entre outros contribuíram e muito para o progresso do skate.

PARTES DA PRANCHA DE SKATE
O skate é formado por seis peças,todas fundamentais para um bom funcionamento, são elas: shape (prancha superior), par de truck (eixo), quatro rodinhas, oito rolamentos (Dois em cada roda), oito parafusos e uma lixa autoadesiva.
Shape
É a prancha de madeira que serve como base para as manobras. Composto por madeira leve e resistente (Mapple, por exemplo) disposto em folhas. Existem hoje vários tipos, com pouco ou muitainclinação, ou com pouca ou muita largura, podendo escolher-se o que mais se adequa a cada tipo de manobras e estilo!
Nose
A parte da frente do shape. Depois do truck dianteiro. O oposto de tail.
Tail
É a parte de trás do shape.
Cave
Curvatura antes do inicio do nose e tail.
Concave
Curvatura vertical dos lados do shape (faz com que o skate ganhe pressão para executar as manobras)....
tracking img