Plano de aula pilates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAUDE


Jéssica da Rosa Novaes
Rafael Morais Coletti
Pablo
William Alexandre Felix


Plano de aula – Atividades recreativas para terceira idade


Abordagem pedagógica: Psicomotora
Tema: Atividades recreativas para terceira idade
Subtema: Atividades com bola suíçaObjetivo Geral:
Promover a qualidade de vida para a terceira idade através de exercícios recreativos.
Objetivo Específico:
• Promover momentos de lazer e descontração;
• Propiciar as condições básicas para que o aluno execute suas tarefas diárias;
• Promover a readpatção motora dos alunos dentro das possibilidades neurofisiológicas e biológicas individuais.
• Desenvolvercapacidades físicas tais como equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade através de exercícios recreativos na bola suíça.
Metodologia: Expositiva
Nº de alunos: 12 à 20 alunos de ambos os sexos
Materiais: Notebook, caixa de som, bolas medicinais, bola suíça, pratos de papelão, adereços festivos, garrafa, bambolê, bexigas.
Tempo de aula: 20 minutos


Desenvolvimento daaula:
Aquecimento:
Na sala de ginástica cada aluno será instruído a pegar uma bola para a atividade de aquecimento e ainda será entregue dois balões para cada aluno para usarem durante a atividade. Procedimento: 1) Os alunos serão instruídos a sentar na bola; 2) Em seguida o professor solicitará que eles brevemente conheçam o material com movimentos de elevação plantar e aqueles alunos quesentirem mais seguros poderão também elevar brevemente o glúteo da bola, mas sem exageros; 3) Após essa introdução de adaptação dos alunos ao material, começará a aula propriamente dita com o auxílio de música. 3.1) Com os alunos sentados serão executados movimentos de articulares de aquecimento de membros inferiores (MMII), sempre que se executar a extensão de um membro o outro se encontraráfletido (8 tempos); 3.2) Os movimentos de MMII serão parados e será executado somente movimentos articulares para membros superiores, esses movimentos consistirão em se realizar um movimento excêntrico do braço e em seguida conduzi-los acima da linha dos ombros em conduzi-los de forma ritmada para a esquerda e a direita e ressaltando que o tronco se deslocará para o mesmo lado dos braços por meio deinclinação lateral (8 tempos); 3.3) Em seguida sentado ainda na bola os alunos farão movimentos ritmados para esquerda e direita, realizando uma inclinação lateral de tronco, nesse momento os MMSS serão elevados à linha do ombro e um estará em extensão acima da linha do ombro e o outro entrará em um movimento de abdução e logo seguida uma flexão de cotovelo que conduzirá os metacarpos para asproximidades da bola (8 tempos); 3.4) Após essa parte os alunos ficarão em pé e executarão uma flexão de tronco com os MMII em extensão total e será solicitado que alcance no ponto mais eqüidistante possível; 3.5) Em seguida ele realizarão a extensão do tronco de forma leve e já trazendo os MMSS como parte do segmento de tronco até a extensão total de ambos; 3.6) Repetir todos os movimentos novamente,dessa vez com os balões que foi entregue a cada aluno; 3.7) Ao final do aquecimento poderá estourar o balão.


Parte principal:
1ª atividade – Vôlei com bexigas.
Separar os alunos em dois times e explicar as regras.
5 toques no máximo para passar a bola para o outro lado e a mesma deverá apenas passar por dentro do arco suspenso na divisão da quadra. Ganha a equipe que fizer3 pontos primeiro. Não passar a bola pelo arco caracteriza ponto para a equipe adversária. Bola ao chão também conta pontuação para a equipe adversária.
2ª atividade – Bandeja e garrafa
Com os alunos sentados sobre a bola suíça, e organizados em um grande círculo todos virados no sentido horário, os mesmos estarão com uma bandeja em mãos e deverão cumprir os níveis propostos. Nível 1:...
tracking img