Plano de aula interdiscioplinare

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR PARA 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR PARA 2º ANO DO EF
JUSTIFICATIVA: a interdisciplinaridade está contemplada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e é positiva tanto para os educadores quanto para os alunos. Os professores melhoram a sua comunicação com os colegas e aprimoram a sua prática docente enquanto os educandos tem o ensinovoltado para a compreensão do mundo que os cerca desenvolvendo a capacidade de resolver situações problemas independentemente. A escola também é beneficiada criando relações e parcerias com a sociedade. Fazenda propõe que a interdisciplinaridade a é capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um e não partes, ou fragmentações.
Um trabalho interdisciplinar, antesde garantir associação temática entre diferentes disciplinas, deve buscar unidade em termos de prática docente, ou seja, independentemente dos temas/assuntos tratados em cada disciplina isoladamente. Em nossa proposta, essa prática docente comum está centrada no trabalho permanentemente voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades, apoiado na associação ensino, pesquisa e notrabalho com diferentes fontes expressas em diferentes linguagens, que comportem diferentes interpretações sobre os temas/assuntos trabalhados em sala de aula. Portanto, esses são os fatores que dão unidade ao trabalho das diferentes disciplinas, e não a associação das mesmas em torno de temas supostamente comuns a todas elas. (BRASIL, 2002b, p. 21-22)

1ª ATIVIDADE: Narração da História Bruna e aGalinha D’Angola da autora Gercilga de Almeida
Objetivo:
Introduzir de forma lúdica o tema de estudo “África” para que os alunos conheçam e percebam a cultura afro presente em nossa sociedade.

Procedimentos: Narrar a história Bruna e a Galinha D’ Angola com o auxílio de um varal didático, onde estará representada a história. Os alunos ficarão sentados em forma de meia lua, de forma que todosvisualizem a narração.
2ª ATIVIDADE: Interpretação Oral
Objetivo:
Expor as suas idéias e pensamentos a partir da história para assim aprimorar a sua capacidade de argumentação crítica e assim relembrar aspectos significativos da história.
Procedimentos: As crianças ainda estarão sentadas da mesma forma em que ouviram a história. Primeiramente solicitaremos que os alunos contem o que lhes foisignificativo no conto. Posteriormente faremos os seguintes questionamentos:
Quem era a personagem principal?
Quem contou para a menina Bruna a lenda da Galinha Conquém?
De que lugar era esta lenda?
Você já conhecia uma galinha D’Angola?
O que a menina Bruna fez para conseguir novos amigos? E quem foi a sua primeira amiga?
Você conhece lendas de outros lugares?
3ª ATIVIDADE: Visualizando aÁfrica
Objetivo:
Observar as diferentes paisagens, animais e cidadãos africanos para que possam visualizar e conhecer a realidade africana.
Procedimentos: instalar um Data Show na sala de aula, onde mostraremos aproximadamente doze imagens que retratam a diferente realidade deste país. Utilizaremos imagens de paisagens, pessoas, animais, representações culturais e a bandeira local.
4ª ATIVIDADE:Tecendo a África
Objetivo:
Expressar e comunicar a sua visão da África a partir das imagens para o tornar concreto o seu entendimento sobre o que foi visualizado anteriormente;
Interagir com materiais diferenciados, para utilizá-los em outras situações;
Aprimorar a motricidade fina para que tenham noção espacial na produção artística para aperfeiçoar os movimentos de escrita.

Procedimentos:separar a turma em trios de cinco componentes, cada grupo deverá ficar organizado em uma parte da sala. Para cada grupo disponibilizar uma cartolina japonesa, e para o grande grupo disponibilizar papel crepom e diferentes tecidos. Deverão confeccionar uma bandeira africana, onde cada grupo deve representar o que mais lhes foi significativo nas imagens anteriormente visualizadas (paisagens,...
tracking img